Live | Agenda

Narrativas negras em quadrinhos é tema do “Bate-papo com autor” deste mês, com Marcelo D´Salete

Foto: Manuel da Costa Pinto: arquivo pessoal; Marcelo D´Salete: Renato Paratada

10 novembro 2023 15h

Venha conversar com o escritor e ilustrador Marcelo D'Salete, convidado do “Bate-papo com o autor” deste mês.  A live, que acontece no próximo dia 10, às 15h, será conduzida pelo jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto e terá como tema “Mukanda Tiodora - Narrativas negras nos quadrinhos”. Com transmissão ao vivo pela Plataforma Zoom da Sabesp e Workplace.

O livro Mukanda Tiodora traz a São Paulo da década de 1860 a partir da experiência de uma mulher negra escravizada. Uma história emocionante, inspirada em fatos reais, em uma edição rica em materiais de apoio, que inclui textos das historiadoras Cristina Wissenbach e Silvana Jeha, uma cronologia da luta abolicionista em São Paulo e, pela primeira vez, a reprodução integral das cartas de Tiodora. O livro foi premiado com o Grampo de Ouro 2023.

Entre suas principais obras publicadas, também está o álbum Cumbe (2014), que aborda o período colonial e a resistência negra contra a escravidão no Brasil. O livro foi publicado em Portugal, França, Áustria, Itália, Espanha e EUA (Fantagraphics). Cumbe foi selecionado pelo PNLD literário de 2019 para o Ensino Médio, Plano Ler + como recomendação de leitura para escolas de Portugal e premiado no Eisner Awards 2018 na categoria Best U.S. Edition of International Material.

Angola Janga - Uma história de Palmares (2017) trata dos antigos mocambos da Serra da Barriga, mais conhecidos como Quilombo dos Palmares. Angola Janga foi agraciado pelo Prêmio Grampo Ouro 2018, HQMIX 2018, Jabuti 2018 e o Rudolph Dirks Award 2019 (Melhor Roteiro América do Sul). A obra foi selecionada pelo PNLD literário de 2019 para o Ensino Médio. O livro foi publicado também na França, Portugal, Áustria, Espanha, Polônia e EUA. A obra Encruzilhada, relançada em 2016, versa sobre violência, jovens negros e discriminação em grandes cidades.

Este evento integra a Programação Cultural da Biblioteca Sabesp e tem o objetivo de promover a literatura, o fazer literário e as práticas de leitura por meio de encontros e conversas descontraídas entre autores, críticos literários e agentes culturais.

Para participar é só acessar o link no dia (10 de novembro) e horário (15 horas) do evento. Programe-se!

Link da atividade

Join Zoom Meeting

Meeting ID: 850 5619 4803

Passcode: LIVROS

Convidado

Marcelo D’Salete

Marcelo D'Salete (São Paulo, 1979) é um quadrinista, ilustrador e professor brasileiro. É mestre em história da arte pela Universidade de São Paulo. Durante a adolescência, fez curso de design gráfico no colégio Carlos de Campos e trabalhou como ilustrador para diversas editoras. D'Salete foi indicado ao Troféu HQ Mix em 2012 na categoria Edição Especial Nacional por Encruzilhada e, em 2015, nas categorias Desenhista Nacional, Roteirista Nacional e Edição Especial Nacional por Cumbe. Em 2018 o autor ganhou o troféu na categoria Desenhista Nacional, Roteirista Nacional e Destaque Internacional, e Angola Janga foi premiada na categoria Edição Especial Nacional. No mesmo ano, a obra ganhou o 60º Prêmio Jabuti na categoria História em Quadrinhos. A edição norte-americana de Cumbe, traduzida para o inglês como Run for It, venceu o prêmio Eisner de melhor edição americana de material estrangeiro em 2018.

Mediação

Manuel da Costa Pinto

É autor dos livros Paisagens Interiores e Outros Ensaios, Literatura Brasileira Hoje e Albert Camus – Um Elogio do Ensaio, organizador de A Inteligência e o Cadafalso e outros ensaios, de Albert Camus, e do Diário Confessional, de Oswald de Andrade. Foi editor da revista Cult, colunista da Folha de S.Paulo, curador da Flip (2011) e da programação literária da Feira do Livro de Frankfurt de 2013, que teve o Brasil como país homenageado. Atualmente, apresenta o programa “Entrelinhas”, da TV Cultura, e é curador do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa.