Live | Agenda

O escritor Daniel Munduruku é o convidado do próximo “Bate-papo com o Autor”

Foto: Arquivo pessoal

19 ABRIL 2024 15h

O escritor Daniel Munduruku é o convidado do próximo “Bate-papo com o Autor”, evento mensal que integra a Programação Cultural da Biblioteca. Autor de 65 livros publicados, Munduruku é professor, graduado em Filosofia e tem licenciatura em História e Psicologia, e ativista do movimento indígena. O encontro terá mediação da especialista em Literatura Infantil e Juvenil, Lucia Tucuju, e acontece no dia 19 de abril, sexta-feira, às 15 horas, com transmissão ao vivo pela Plataforma Zoom da Sabesp e Workplace.


 

CONVIDADO


Daniel Munduruku (Belém, 28 de fevereiro de 1964) é um escritor e professor paraense, pertencente ao povo indígena Munduruku. Autor de 65 livros publicados por diversas editoras no Brasil e no exterior, a maioria classificados como literatura infanto-juvenil e paradidáticos. É Graduado em Filosofia e tem licenciatura em História e Psicologia. Tem Mestrado e Doutorado em Educação pela USP - Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais por sua obra literária: Prêmio Jabuti CBL - Câmara Brasileira Do Livro (2004 e 2017); Prêmio da Academia Brasileira de Letras (2010) - ABL; Prêmio Érico Vanucci Mendes - CNPq; Prêmio para a Promoção da Tolerância e da Não Violência - UNESCO, Prêmio da Fundação Bunge pelo conjunto de sua obra e atuação cultural, em 2018 Em 2021 foi condecorado pela OAB/SP como personalidade literária, entre outros. Muitos de seus livros receberam selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ. Ativista engajado no Movimento Indígena Brasileiro, reside em Lorena, interior de São Paulo, desde 1987. Cidade onde é Diretor-Presidente do Instituto Uka e do selo Uka Editorial.  Também é membro-fundador da Academia de Letras de Lorena. Foi cofundador da primeira livraria online especializada em livros de autores indígenas e promove há 20 anos, o Encontro de Escritores e Artistas Indígenas no Rio de Janeiro em parceria com a FNLIJ. Em 2021 concorreu à Cadeira 12 da Academia Brasileira de Letras. Em 2022 venceu o prêmio Empreendedor Social do Governo do Estado de São Paulo. Em 2023 recebeu o prêmio Mestres da Periferia, no Rio de Janeiro. Em 2023/24 atuou na novela das 21 horas da rede Globo, Terra e Paixão, interpretando o pajé Jurecê. Saiba mais no blog do Daniel Munduruku. 


MEDIAÇÃO


Lucia Tucuju é especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Professora, mediadora de leitura, escritora, narradora de histórias,  roteirista, Conselheira do movimento Plurinacional Wayrakuna, membro da Academia Internacional de Letras do Brasil. Membro do Mulherio das Letras Indígenas. Professora de Literaturas Indígenas em Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais. Como atriz, atuou no espetáculo teatral, o monólogo: “Arandu Lendas Amazônicas”, patrocinado e apresentado pelo Banco do Brasil, em cartaz nos CCBBs do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília e no filme Ricos de Amor 2 na Netflix. Origem indígena do povo Galibi Marworno. Performance no Espetáculo EU SOU VOCÊ, que esteve em turnê em Madrid e Rio de Janeiro.

 

SERVIÇO

“Bate papo com autor” com Daniel Munduruku
Dia 19 de abril, às 15h
Transmissão ao vivo Plataforma Zoom da Sabesp e Workplace

Link da Atividade:  

Join Zoom Meeting
https://us02web.zoom.us/j/81603907862 
Meeting ID: 816 0390 7862

Participe!