Acompanhe site pioneiro no ativismo ambiental voltado à proteção do meio ambiente marinho

janeiro de 2022
Foto: site Mar Sem Fim

O oceano desempenha papel de extrema importância para o equilíbrio do planeta. É responsável pela estabilidade do clima, produção de alimentos e estocagem de carbono e movimenta a economia, envolvendo setores como transporte, recursos minerais, energia, turismo e fármacos.

Riscos como a erosão costeira são a preocupação imediata quando levamos em conta que entre os 17 municípios brasileiros com mais de 1 milhão de habitantes, oito estão diretamente ligados ao oceano ou localizam-se no interior de baías.

O site Mar Sem Fim, um dos principais veículos que investiga profundamente o litoral, é pioneiro na difusão de conteúdos de vigília, denúncia e informação voltados à proteção do meio ambiente marinho e preservação de mares e oceanos. O site já produziu mais de 70 horas de documentários e possui hoje mais de 2 milhões de visualizações.

O  veículo contribui, ainda, com o apoio à pesquisa escolar veiculando centenas de notícias sobre a vida marinha, história náutica e trajetória de grandes navegadores, produzindo reportagens sobre a costa brasileira, expedições inéditas para a Antártica e temas ambientais.

Entre as iniciativas do portal estão a fundação do Núcleo União Pro-Tietê, as campanhas pela preservação do mar territorial brasileiro e movimentos pró-ambientais -  quando nos anos 80 houve uma aproximação com ambientalistas pela transformação de Alcatrazes em Unidade de Conservação Federal do Bioma Marinho (2016).

A retrospectiva dos programas Mar Sem Fim sobre as unidades de conservação marinhas do litoral brasileiro, do Rio Grande do Sul ao Amapá, já exibidos pela TV Cultura, pode ser conferida pelo Canal do Youtube do Mar Sem Fim ou adquiridas na íntegra, pelo site Mar Sem Fim.

E fique de olho! Em 2022, a TV Cultura vai exibir a terceira temporada da série de documentários do Mar Sem Fim, para a qual estão sendo produzidos mais 52 programas de 30 minutos. O foco é mostrar os serviços sistêmicos oferecidos pelos oceanos, os problemas provocados pelo aquecimento global, e a preparação das cidades costeiras para enfrentarem os desafios do aumento do nível do mar.

Enquanto isso, você pode acompanhar o Mar Sem fim pela internet.

Fonte: Mar Sem Fim