Apoio à pesquisa: Biblioteca doa livros do acervo do professor Hespanhol ao IFSP Caraguatububa

abril de 2021
Foto: Arquivo família (Professor Ivanildo Hespanhol)

A Biblioteca Sabesp acaba de doar ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Caraguatatuba - parte da coleção de livros técnicos do professor da Poli-USP Ivanildo Hespanhol (in memoriam), referência no tema do reúso da água.

O material integrará o acervo do Grupo de Pesquisa da instituição, contribuindo para o escopo do projeto pedagógico do curso de Edificações e Engenharia Civil do IFSP - autarquia federal de ensino fundada em 1909 e reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade, oferecendo cursos técnicos e de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática, além de cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação.

Alunos do curso Edificações e Engenharia Civil do IFSP Caraguatuba  (site IFSP)

Difusão de conhecimento e informação

Para Allan Saddi Arnesen, gerente do  Departamento de Acervo e Normalização Técnica (TXA), a doação dos livros para IFSP ocorre no âmbito do compromisso da Biblioteca Sabesp de, além de contribuir para o permanente desenvolvimento de profissionais, pesquisadores e técnicos da empresa, também colaborar para o apoio à pesquisa, disseminação de informações e ampliação e difusão do conhecimento sobre o setor de saneamento para diversas instituições educacionais do País.

O professor Ivanildo Hespanhol deixou um legado para os profissionais do setor de saneamento e teve sua trajetória marcada por duas grandes realizações – o curso de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), do qual foi coordenador e primeiro Professor Titular, e o Centro Internacional de Referência em Reúso de Água (Cirra-USP), entidade sem fins lucrativos ligada ao Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Poli. Hespanhol defendia com afinco a conservação e o reúso de água como alternativa para a segurança hídrica da população.

“Estamos muito satisfeitos em poder honrar o legado desta importante personalidade do setor de saneamento.”, comenta Arnesen. “As aulas do professor Hespanhol na Poli-USP eram memoráveis! Foi uma grande perda para a área de Engenharia Sanitária e Ambiental.”, lembra a professora Vassiliki Boulomytis, do Departamento de Hidráulica e Saneamento da IFSP, que recebeu a doação.

Saiba mais sobre este legado acessando este link.