Bem-vindos à Biblioteca Humana!

agosto de 2021
Foto: Human Library

Não julgue um livro pela capa!”. É desta maneira que a Biblioteca Humana se apresenta em seu site oficial. Fundada em Copenhagen, na Dinamarca, a primeira unidade da Biblioteca Humana completou 21 anos em junho. O projeto se espalhou mundo afora com o intuito de levar o aprendizado por meio de livros mais que interativos: as próprias pessoas.

O acervo da biblioteca conta com assuntos relacionados à experiências humanas e podem ser acessados por meio da contação destas histórias pelas próprias pessoas que a vivenciaram. A instituição trabalha, principalmente, com grupos de voluntários que geralmente são estereotipados pela sociedade, como minorias sexuais, religiosas ou raciais.

Ao escolher uma história para ouvir, o usuário é levado até uma área de discussão onde conhece a pessoa que ministrará o conteúdo. Lá, ele poderá escutar o “livro humano”, questionar e tirar dúvidas,  tornando a experiência enriquecedora para ambas as partes.

O projeto surgiu a fim de incentivar o diálogo e promover o compartilhamento de culturas diferentes. Segundo a instituição, "o propósito é desafiar o que nós pensamos saber sobre outros membros da comunidade, desafiar os nossos estereótipos e preconceitos num ambiente positivo, onde as perguntas difíceis são aceitas, esperadas e agradecidas”.

Entre as histórias da sede dinamarquesa, destacam-se depoimentos como o “Rapaz do Orfanato”, “Crianças sobreviventes do Holocausto” e “A história de um cigano”. No Brasil. já foi realizado um projeto semelhante, promovido pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Sua terceira edição, em 2019, contou com “sete livros”, que trouxeram histórias sobre intolerância religiosa, vivência com deficiência, a vida com HIV entre outras.

Saiba mais sobre esta experiência clicando neste link.