BibliON: dicas de leitura destacam o valor da amizade!

fevereiro de 2024
Foto: BibliON

“E sei que a poesia está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade
E quem há de negar que esta lhe é superior?”

Língua (Caetano Veloso)

Antes de começar a ler a matéria, que tal conferir esta canção, que nos faz refletir sobre a amizade (e também sobre a língua portuguesa)? Ouça aqui.

Desde os antigos filósofos gregos até os modernos pensadores contemporâneos, a amizade tem sido considerada uma parte fundamental da experiência humana, com implicações éticas, morais e sociais. Aristóteles, Epicuro, Nietzsche e Montaigne abordam a amizade como parte crucial da vida boa, quando são estabelecidas relações de confiança e sinceridade.

O tema amizade é tão importante que já ganhou várias datas comemorativas: no Brasil, o dia 14 de fevereiro ganhou status de Dia da Amizade, adaptado de uma tradição internacional, o Dia de São Valentim, ou Valentine’s Day, o famoso Dia dos Namorados celebrado em países como Estados Unidos e algumas regiões da Europa. Também, por aqui, há o Dia do Amigo (20 de julho), que destaca o amor entre os amigos; e  ainda: o Dia Internacional da Amizade é comemorado em todo o mundo a cada 30 de julho, data importante para a divulgação da “Cultura de paz e não violência”, proposta pela ONU.

Confira abaixo alguns títulos selecionados pela Biblioteca disponíveis na BibliON que discutem a temática. E se você ainda não se cadastrou, aproveite! Para utilizar este serviço gratuito, basta acessar o site da BibliON ou baixar o aplicativo disponível no Google Play e na  Apple Store. Em seguida, é só clicar em CADASTRAR-SE, preencher os campos de acordo com o solicitado e acompanhar sua conta pelo e-mail cadastrado.

Mas atenção: o cadastro na BibliON deverá ser realizado com o e-mail corporativo da Sabesp. No caso de dúvidas ou problemas com seu acesso, é só enviar uma mensagem diretamente para: contato@biblion.org.br.

Livros disponíveis na BibliON – Dia da Amizade

Amizade é também amor, de Fabrício Carpinejar

O novo livro de crônicas de Carpineja fala de amizade, em seu já conhecido estilo espirituoso. São 122 textos ao longo de mais de duzentas páginas, que combinam reflexões de companheirismo e humor do cotidiano com lembranças da infância e um ou outro conselho sobre convivência. "Os amigos são para toda a vida, ainda que não estejam conosco a vida inteira. Amigo é destino, amigo é vocação", segundo o escritor.

Amizade em tempos de tecnologia, de Bárbara G. R. S. da Silva

Este livro apresenta uma reflexão sobre o impacto que nossas relações de amizade sofrem com as novas tecnologias de interação e comunicação. Primeira a tratar do assunto no Brasil, a autora realizou um trabalho único, partindo de um estudo com pessoas da cidade de São Paulo. O livro também esclarece as funções da amizade em nossa atual sociedade, trazendo um panorama detalhado desde a era de Platão.

Quatro mulheres sob o sol da Toscana, de Frances Mayes

A obra conta a história de quatro mulheres norte-americanas que chegam à Itália como desconhecidas para, ao longo de um ano excepcional, se tornarem as melhores amigas. Ela observa de sua terrazza enquanto as três mulheres carregam suas malas para dentro da casa de pedra ao pé da colina. Quem são elas, e o que as trouxe a esta aldeia toscana tão longe de casa? Sendo ela própria uma expatriada, e com sua própria história inacabada, não pôde deixar de se questionar: será que elas vão conseguir encontrar o que vieram buscar? Embora novatas em meio a uma cultura estrangeira, seu senso de aventura renovada imbui cada uma delas de um brilhante senso de bravura, gosto pela vida e uma feroz determinação de prosperar.