BibliON: férias à vista

dezembro de 2023
Foto: BibliON

Mês de dezembro é sinônimo de férias escolares. Neste período de pausa e descanso, com eventos no fim de ano, nada melhor do que separar um tempinho para colocar as leituras em dia, ampliar horizontes e se aventurar no universo da imaginação. Para os pais de crianças e adolescentes, esta época pode ser uma boa oportunidade para incentivar a leitura fora de sala de aula e - por que não? - também aproveitar para promover aquela leitura com toda a família reunida?

Leitura e férias, uma combinação e tanto!

Para ajudar com algumas dicas de títulos voltados para o público infantiljuvenil e adulto, a Biblioteca selecionou obras disponiveis na BibliON (veja lista abaixo). A biblioteca digital de Sao Paulo também contempla clubes de leitura, podcasts, seminários, capacitações e oficinas, além de outras atividades culturais e de formação, para dinamizar seu uso e fomentar as interações com o público, tanto com o ambiente virtual, quanto com a biblioteca física.

Como se cadastrar na BibliON?

Para utilizar este serviço gratuito, basta acessar o site da BibliON ou baixar o aplicativo disponível no Google Play  e na  Apple Store. Em seguida, é só clicar em CADASTRAR-SE, preencher os campos de acordo com o solicitado e acompanhar sua conta pelo e-mail cadastrado.

Mas atenção: o cadastro na BibliON deverá ser realizado com o e-mail corporativo da Sabesp. No caso de dúvidas ou problemas com seu acesso, é só enviar uma mensagem diretamente para: contato@biblion.org.br.

Livros disponíveis na BibliON - Natal

Um conto de Natal, de Charles Dickens

Em meio ao frio e à neve da cidade de Londres, à véspera do Natal, todos preparam-se para a celebração do nascimento de Cristo. As donas de casa ocupam-se alegremente com seus assados, os homens, ansiosos, não vêem a hora de voltar para casa, e as crianças perdem o sono pensando nos presentes. Apenas uma pessoa não parece feliz com o Natal: o velho Scrooge, homem de negócios sovina, ranzinza e solitário. Ele não vê razão para tanta alegria e inquieta-se, apenas, com a folga que terá de dar a seu secretário. Mas ele recebe a visita fantasmagórica de Marley, seu falecido sócio, que se arrepende de ter passado a vida atrás do dinheiro. Ele leva Scrooge em uma viagem inesquecível para tentar salvá-lo enquanto é tempo. Publicada originalmente em 1843, a história da redenção do velho Scrooge é sem dúvida o mais célebre conto de Natal e já foi adaptada para história em quadrinhos, filme, peça teatral etc., comovendo adultos e crianças de todas as épocas.

Bruxarias de Natal: um mistério das bruxas de Westwick, de Colleen Cross

Cendrine West estava ansiosa para ter uma ceia de véspera de Natal aconchegante e gostosa quando uma tempestade chega, trazendo uma enxurrada de convidados inesperados. Mas bruxas desastradas e feitiços malcriados são uma receita para o desastre, especialmente quando uma convidada morre. O lado investigativo de Cendrine a faz descobrir uma trama do tamanho da lista de presentes do Papai Noel e todos são suspeitos, inclusive seu namorado maravilhoso, o delegado. Foi um acidente terrível de uma bruxa bêbada... ou algo mais sinistro? A morte está no cardápio esta noite e só a magia pode desvendar a verdade neste romance enfeitiçante, emocionante e natalino! Os Mistérios das Bruxas de Westwick são para fãs de livros de mistérios leves e divertidos com um toque sobrenatural!

Deixe a neve cair, John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson

Livro que deu origem ao filme da Netflix. Na noite de Natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio romântico, do tipo que se vê apenas em filmes. Bem, mais ou menos. Porque ficar presa à noite dentro de um trem retido pela nevasca no meio do nada, apostar corrida com os amigos no frio congelante até a lanchonete mais próxima ou lidar sozinha com a tristeza da perda do namorado ideal não seriam momentos considerados românticos para quem espera encontrar o verdadeiro amor. Mas os autores bestsellers John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle revelam a surpreendente magia do Natal nestes três hilários e encantadores contos de amor, interligados, com direito a romances, aventuras e beijos de tirar o fôlego. Quando o trem que deveria levar Jubileu para a Flórida atola na neve, ela decide se aventurar do lado de fora. Por sorte, encontra uma lanchonete aberta: a Waffle House, onde conhece Stuart, um rapaz que ainda não se recuperou totalmente de um coração partido. Enquanto isso, Tobin e seus amigos, JP e Duke, estão curtindo a véspera de Natal escondidos em casa, assistindo a uma maratona de James Bond. Mas, apesar da nevasca, os três decidem enfrentar a noite fria e seguem para a Waffle House da cidade - ou assim eles pensam... Já a vida de Addie parece miserável desde o término do seu namoro. Agora, um dia depois do Natal, ela precisa provar que não é egoísta - e vai fazer de tudo para cumprir uma promessa, mesmo que isso signifique enfrentar o passado. Os jovens desses contos têm mais em comum do que apenas a nevasca que isola a cidade. E como nada acontece do jeito que eles haviam planejado, resta a pergunta: será que a magia do Natal vai presenteá-los com o milagre que eles tanto desejam?

Boa leitura!