BibliON: livros que retratam as várias Independências do Brasil

setembro de 2023
Foto: BibliON

“Independência ou morte!”. Nas margens do riacho Ipiranga no dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro I teria dado seu primeiro grito. Com a independência do Brasil declarada, o país transformava-se em uma monarquia.

Durante séculos, o episódio foi oficialmente contado pelos livros de História de forma heróica e grandiosa, ganhando até contornos míticos, da mesma forma como retrata o famoso quadro do artista Pedro Américo, "Independência ou Morte”, de 1888. Entretanto, é recente, e crescente, o volume de pesquisas e estudos que buscam rever o processo de separação entre Brasil e Portugal, rompendo com a visão de uma narrativa única, associada e limitada somente a grandes nomes e feitos.

Assim, novos atores e protagonistas passam a ser incluídos na História contada sobre a independência brasileira, como os escravizados e a destacada presença feminina.

“Independência ou Morte”: quadro de Pedro Américo retratando o grito de D. Pedro I. A obra foi encomendada ao artista pelo governo de São Paulo em 1886 como uma forma de homenagear o império brasileiro e foi entregue em 1888, um ano antes da Proclamação da República. Foto: Divulgação/Museu Paulista.

A Independência é um tema atual, repleto de reflexões e possibilidades

Passados mais de 200 anos do acontecimento - comemorados com intensidade em 2022 -, surgem novas perspectivas para fato ocorrido às margens do Ipiranga. Afinal, para além de D. Pedro, outros personagens estavam envolvidos no processo da independência.

Pensando nisso, e para fugir de narrativas já tão conhecidas, a BibliON indica 3 livros que proporcionam uma visão mais ampla sobre o contexto histórico da independência, para que você possa se aprofundar e entender as atuais discussões sobre o tema.

Aproveite para explorar o acervo de mais de 17 mil livros disponíveis na plataforma. Cadastre-se com o e-mail corporativo da Sabesp, baixe as obras no App e boas leituras!

Livros disponíveis na BibliON – Independência do Brasil

D. Leopoldina: a história não contada. A mulher que arquitetou a Independência do Brasil, de Paulo Rezzutti

Depois de desmitificar a figura de D. Pedro, a coleção “A História não Contada” apresenta a imperatriz D. Leopoldina. Conhecida no imaginário brasileiro como o vértice frágil do mais célebre triângulo amoroso da história do Brasil, Maria Leopoldina sofreu diante do escândalo que foi o relacionamento do marido com Domitila de Castro, a futura marquesa de Santos. Mas sua trajetória revela muito mais do que a mulher traída à luz do dia. Nascida na Áustria, culta e refinada, ela deixou a Europa em 1817 para uma aventura transatlântica e se tornou uma estrategista política fundamental no processo de Independência. A biografia de Leopoldina, no entanto, ainda parece distante da maioria do povo brasileiro. Sua figura complexa e carismática, sua vida intensa e breve, sua combinação de temores e coragem, força e fragilidade, são nuances reveladas e descritas pelo escritor e pesquisador Paulo Rezzutti nesta história não contada. O livro inclui ainda um caderno de imagens inéditas e parte de documentos originais para relatar as reflexões, crenças e angústias da primeira imperatriz do Brasil.

Independência do Brasil: as mulheres que estavam lá, de Heloisa M. Starling, Antonia Pellegrino (org.)

O período marcado pelas lutas de Independência do Brasil, entre o fim do século XVIII e as primeiras décadas do XIX, legaram alguns dos episódios mais marcantes de nossa história, desde a Conjuração mineira, movimento ocorrido em 1789, até as revoluções que incendiaram o Nordeste do país a partir de 1817. As narrativas desses momentos heroicos, no entanto, não costumam destacar a atuação das mulheres que, mesmo diante de interdição para participar da vida política, ocuparam a cena pública e tomaram corajosamente parte nesses combates por meio de diferentes estratégias. Seja escrevendo panfletos anticoloniais, conspirando nos bastidores do poder, ou mesmo liderando revoltas e lutando no front, as mulheres desempenharam papéis chave nesse momento decisivo. Sete delas são recuperadas neste livro: Hipólita Jacinta Teixeira de MeloBárbara de AlencarUrânia VanérioMaria Felipa de OliveiraMaria Quitéria de JesusMaria Leopoldina da Áustria e Ana Lins. Escritos pelas historiadoras e escritoras Antonia Pellegrino, Cidinha da Silva, Heloisa Starling, Marcela Telles, Patrícia Valim, Socorro Acioli e Virgínia Siqueira Starling, os textos da edição trazem de volta essas heroínas para participar, com justiça, das celebrações dos duzentos anos da Independência do país.

O tesouro da Independência, de Luis Eduardo Matta

Um presente deixado por D. Pedro I a Mogotsi, por ter salvo sua vida momentos antes da declaração da Independência do Brasil, desperta o interesse de dois amigos: a estudante Keeya, vinda do país africano de Kawânia, e o carioca Joaquim. Com ajuda de uma bibliotecária e de uma leiloeira, os dois partem numa aventura pelo Rio de Janeiro em busca desse tesouro esquecido; visitando bibliotecas, antigas mansões, o Museu Histórico Nacional e outros lugares do tempo da corte portuguesa no Brasil. Tudo isso sob a mira de perseguidores perigosos, muito interessados nas descobertas feitas pela dupla sobre essa riqueza há muito perdida.

Fonte: Guia do Estudante