| Notícias

BibliON: três obras para redescobrir o Brasil pela leitura

setembro de 2025
Foto: SP Leituras

Neste mês, a BibliON convida os leitores a mergulharem em diferentes momentos da história brasileira por meio de três obras que revelam personagens marcantes, descobertas surpreendentes e interpretações bem-humoradas sobre o país. São livros que ampliam o olhar sobre o Brasil e estimulam a reflexão por meio da literatura.

                                                                                                                                                                                              O príncipe maldito Pedro Augusto de Saxe e Coburgo, de Mary Del Priore 

                                            

O Brasil quase teve um terceiro imperador. Se a Proclamação da República não tivesse alterado os rumos da história que se desenhava até então, Dom Pedro III teria sido Pedro de Alcântara Augusto Luis Maria Miguel Rafael Gonzaga de Bragança Saxe e Coburgo, filho primogênito da princesa Leopoldina e de seu marido, Luis Augusto Maria Eudes de Saxe e Coburgo. É que a famosa princesa Isabel, primogênita do imperador e primeira na linha de sucessão ao trono, até então não conseguira engravidar e D. Pedro II temia que ela não desse um herdeiro ao trono do Brasil. Por isso, o monarca mandou vir da Europa o neto mais velho, filho de sua caçula Leopoldina, que àquela altura já dava à luz o quarto filho. Alto, louro, de olhos azuis, Pedro Augusto parecia-se muito com o avô, a quem se ligou por laços de afeto e interesses comuns. Até os 11 anos, foi tratado na Corte, no colégio Pedro II onde estudava, e por toda parte, como futuro herdeiro. Mas eis que em 1875 nasce o príncipe do Grão Pará. Depois de dez anos e muitas tentativas, a princesa Isabel dava à luz um outro Pedro. A sucessão estava garantida. Porém, iniciava-se ali a tragédia pessoal de Pedro Augusto, personagem fascinante e até hoje obscuro, revelado agora neste livro pela historiadora Mary Del Priore.


1499: O Brasil antes de Cabral, de Reinaldo José Lopes 

Saiba como uma mulher das cavernas azarada, caciques com mania de grandeza e conquistadores canibais estão revolucionando o que sabemos sobre o Brasil antes de Cabral Esqueça a velha ideia de que, antes da chegada dos portugueses, o Brasil não passava de uma vasta extensão de mato povoada por um punhado de índios. A saga pré-histórica do país, que está sendo desenterrada por uma nova leva de estudos arqueológicos, inclui metrópoles "perdidas" em plena Amazônia, redes de comércio vibrantes, grandes monumentos e tradições artísticas espetaculares. 


Breve história bem-humorada do Brasil, de Ricardo Mioto 

                                       


Ricardo Mioto narra de forma inovadora os principais acontecimentos históricos de nosso país.  Nesta Breve história bem-humorada do Brasil, Ricardo Mioto cobre desde a ocupação do interior pelos bandeirantes até os eventos políticos mais recentes, passando pelo comportamento peculiar dos brasileiros nas redes sociais e tudo aquilo que nos define como nação. Evidencia, com humor, os aspectos dignos de orgulho e os fracassos retumbantes ao longo dessa jornada. Em tempos de turbulência política, é essencial compreender os sucessos e tropeços do país, e este livro prova que o riso pode ser um grande aliado tanto para a aquisição de novos conhecimentos quanto para a reflexão sobre determinados assuntos, quando abordados de uma maneira diferente e estimulante.