| Notícias

Biblioterapia: os benefícios da leitura para a saúde mental

outubro de 2021
Foto: Portal Sesc RJ (reprodução)

Como o próprio nome diz, a terapia pelos livros - ou simplesmente Biblioterapia - é uma abordagem terapêutica que se propõe a utilizar a Literatura como meio não só para descobrir o prazer proporcionado pela leitura, mas também como um caminho para responder aos nossos medos, angústias e doenças vinculadas à saúde mental, como ansiedade.

“É possível afirmar que o impacto psicológico causado pela pandemia na população brasileira será de longo prazo e exigirá da sociedade como um todo – governo, empresas e sociedade civil – uma atenção muito cuidadosa para o tema da saúde mental.”, destaca o psicólogo e psicanalista Francisco Nogueira, membro do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

Você sabe o que Biblioterapia?

Recorremos a alguns especialistas para falar sobre o assunto. O  uso  da  leitura  com  fim terapêutico  vem  da  Idade  Antiga.  Registros  mostram  que,  no  antigo  Egito,  as bibliotecas  eram  vistas  como  locais  de  conhecimento  e  espiritualidade. 

Os  gregos também  associavam  os  livros  ao  tratamento  médico  e  espiritual,  concebendo suas bibliotecas como “a  medicina da alma”, de acordo com Mariana Giubertti Guedes (Universidade de Brasília). Desde então, a Biblioterapia teve seu uso ampliado e vem sendo empregada em serviços públicos da área social, saúde e educação em diversas partes do mundo.

No artigo “Os benefícios da leitura literária adulta para o tratamento de pessoas com ansiedade fraca à moderada”as pesquisadoras Luísa Passos e Letícia Fontes explicam que a literatura adulta, em especial, exige uma atenção quase que completa do leitor e esse é um dos fatores que mais ajudam no tratamento de pessoas com ansiedade. 

A leitura recomendada por psicólogos como uma alternativa saudável, relaxante e capaz de reduzir os sintomas da ansiedade também foi tema de matéria do blog Estante Virtualque destacou obras literárias fundamentais na discussão sobre o assunto.

É importante saber que qualquer leitura pode vir a ter um efeito terapêutico. Mesmo existindo a pessoa do biblioterapeuta, no entanto, quem faz o trabalho mesmo de terapeuta é o próprio livro, sendo o biblioterapeuta “apenas” um mediador. 

Bem lembra o historiador e professor Leandro Karnal: “Nunca tivemos tanta ansiedade pelo fim de uma crise. Uma maneira extraordinária de encarar um novo mundo que pode estar surgindo pela frente é ler coisas boas, novas, instigadoras de ideias e de novos olhares. Ler serve para todas as estações, para a saúde e para as pandemias, para as crises econômicas e para acompanhar a recuperação de mercados.” . 

Quer saber mais sobre Biblioterapia? Acesse aqui.