Caco Galhardo: "a ficção é o campo da liberdade!"

julho de 2023

Seus desenhos nasceram de uma certa insatisfação com o mundo e da observação do cotidiano, em que tudo parecia estar errado, ridículo e cômico, desde a escola até o almoço de domingo na casa da avó.

Estamos falando de um dos maiores nomes do cartum nacional, Caco Galhardo, convidado de junho do “Encontro com Autor”, série que integra a Programação Cultural da Biblioteca, que reuniu os empregados da companhia para um descontraído bate-papo numa tarde de sexta-feira, conduzido pela jornalista Priscila Franco, da Superintendência de Comunicação da Sabesp. “Me tornei cartunista por vingança, desenhava os professores com nariz de porquinho...”, confessou Galhardo - que não imaginava que um dia seria de fato um cartunista.

Tudo começou com uma referência importante, o autor Matt Groening, criador dos Simpsons, a série mais longeva da história. “Nos anos 90, conheci seu trabalho de cartum chamado Life in Hell que me influenciou muito e me inspirou a produzir histórias, revela Galhardo. Em 1998, um convite inesperado do jornal Folha de S.Paulo para publicar seu trabalho, já ao lado dos grandes cartunistas Laerte, Glauco e Angeli, o levou definitivamente para o universo das tiras. Dali em diante, o cartunista paulistano não parou mais.

Galhardo trabalha como ilustrador e quadrinista e desenha tiras para a Folha de S. Paulo desde os anos 90. Como cartunista, é mais conhecido por sua tira "Os Pescoçudos", que existe desde 1997. “São 20 anos fazendo tiras que correspondem a 5 mil”, comenta o autor. Não é à toa que esta vasta produção foi  reunida na obra Cinco mil anos: e (quase) Todas as Tiras, publicada em 2019, em uma edição caprichadíssima da Companhia da Letras. A coletânea reúne histórias de personagens míticos do cartunista, como Chico Bacon, Lili, a ex, Pequeno pônei e Pescoçudos, além de cartuns e histórias extensas.

Os vários Cacos: a ficção como lugar de liberdade (sem perder o bom humor)

Os desenhos do autor já integraram várias exposições de quadrinhos no Brasil e Europa e sua personagem Lili A Ex foi adaptada para uma premiada série de TV no canal GNT. Bem antes disso, outros de seus personagens já tinham virado animações no Adult Swim do canal Cartoon Network. Além de escrever roteiros para TV e cinema, também é autor de três peças de teatro.

Além disso, Glahardo  tem 14 livros publicados, entre eles, Dom Quixote em Quadrinhos Volume 2, uma adaptação do clássico para quadrinhos, um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2014, na categoria ilustração. Sobre este trabalho, o cartunista comenta: “Toda adaptação é uma redução. No caso de Dom Quixote, o quadrinho acaba sendo um portal para que os estudantes, eventualmente, leiam o livro inteiro”.

Desenhos, tiras, literatura, teatro, TV, Cinema. A arte de Galhardo percorre inúmeras linguagens. E temas. Mudanças climáticas e literatura infantil estão traduzidos no livro Heróis do Clima: a Aventura e a Ciência por trás das Mudanças Climáticas e, no recém-lançado pela Companhia das Letras, Doutor Sumiço.

Heróis do Clima, é uma história em quadrinhos que traz dois personagens, um avô e seu neto, que vivem em Marte, no ano de 2072. Ao relembrar histórias da Terra, eles contam como ocorreram as alterações do clima. Já o infantojuvenil Doutor Sumiço, é uma obra ilustrada que fala um super-herói com um poder pra lá de inusitado: Lico, uma crainça diferente das outras  ― de chupetas a chaves, tudo ao seu redor desaparecia. Não demorou para o garoto descobrir que tinha o superpoder de fazer as coisas sumirem. É um livro que fala sobre as diferenças.

Diante da vasta e significativa obra de Galhardo, é certo que ficção e bom humor estão sempre de mãos dadas: “A ficção para mim é como lugar de liberdade”, declarou o autor.

Acompanhe o trabalho de Caco Galhardo: o site oficial do autor é www.cacogalhardo.com

Confira também os links:

www.imdb.com/name/nm6686092/

Livros disponíveis na Biblioteca:

Cinco mil anos: e (quase) Todas as Tiras

Heróis do Clima: a Aventura e a Ciência por trás das Mudanças Climáticas

Se você perdeu ou que rever o encontro, a íntegra desse bate-papo pode ser acessada no Workplace.