“Cidades de 15 minutos”. Já ouviu falar?

maio de 2022
Foto: Getty Images

A pandemia da covid-19 trouxe um impacto irreversível não apenas no comportamento das pessoas, mas no funcionamento e na maneira de ocupação das cidades. A discussão sobre a necessidade de as cidades serem mais inteligentes e conectadas continua trazendo novos conceitos e soluções implantadas pelo mundo.

Uma nova tendência para as smart cities são as ‘Cidades de 15 minutos’, ou seja, que o trajeto das pessoas para atender suas necessidades básicas não ultrapasse esse tempo, considerando um percurso feito por meio de caminhada ou soluções sustentáveis e transporte público. O propósito é o mesmo que norteia as cidades inteligentes, melhorar a qualidade de vida da população.

Para oferecer tal qualidade de vida, uma cidade de 15 minutos é composta por quatro princípios básicos: densidade, proximidade, diversidade e ubiquidade (atualmente, a digitalização foi adicionada aos quesitos). Os exemplos de cidades que estão implementando a proposta incluem Paris, Barcelona, Melbourne, Ottawa, Nova York e Copenhague.

O conceito foi criado pelo urbanista e cientista franco-colombiano Carlos Moreno, professor da Universidade de Sorbonne na França, e assessor especial de Anne Hidalgo, prefeita de Paris, a partir de uma teoria desenvolvida por ele de ‘crono-urbanismo’, isto é, uma mudança da ideia da relação que temos com o tempo de deslocamento dentro das cidades.

E o que as bibliotecas tem a ver com isso?

No contexto das cidades inteligentes, as bibliotecas tem um papel importante para disseminar informações estratégicas para que pesquisadores, gestores e pessoas interessadas em projetos que tratem sobre mobilidade, meio ambiente, entre outros aspectos cruciais para a cidade, acessem informações relevantes e organizadas que tragam para debate os benefícios de uma cidade inteligente. Além disso, as bibliotecas também oferecem  espaços amplos que proporcionam atividades culturais e infraestrutura física para promover o debate cidadão.

Se você se interessa ou quer se iniciar no tema, acesse nosso catálogo e consulte a variedade de livros, periódicos e artigos disponíveis sobre o assunto. Entre as sugestões da equipe do acervo está a publicação Morte e vida das grandes cidades, de Jane Jacobs.

Foto banner: Banco de imagens/Unplash