Clube de Leitura dos Sabespianos foi um sucesso!

outubro de 2022
Foto: SP Leituras e arquivo pessoal Priscila Franco

Os ‘destemidos’ leitores da companhia participaram, no dia 9 de setembro, da sessão inaugural do Clube de Leitura dos Sabespianos para debater a obra O Peso do Pássaro Morto, de Aline Bei. Projeto recente da Biblioteca Sabesp em parceria com a BibliON - os inscritos tiveram acesso à publicação por meio da plataforma digital gratuita –, a iniciativa tem o objetivo de incentivar a leitura em diferentes plataformas, tanto virtual como física.

De acordo com a bibliotecária Alexandra do Nascimento Silva, mediadora do encontro, apesar da obra escolhida pelos sabespianos ser densa e considerada impactante – o livro conta a vida de uma mulher, dos 8 aos 52, desde as singelezas cotidianas até as tragédias que persistem, uma geração após a outra -, os participantes demonstraram estar inteirados da história, comentaram sobre passagens e personagens da narrativa e dialogaram com suas vivências e impressões.

“Acredito que o encontro também proporcionou a conexão entre os colegas de trabalho, mesmo estando em diferentes unidades. O diálogo entre eles fluiu de forma muito natural”, comenta Alexandra. Ao final do encontro, houve o sorteio de livro Persépolis, de Marjane Satrapi, e o ganhador foi Lucas Leão, Encarregado da MSGU.

"Foi maravilhoso participar do Clube de Leitura dos Sabespianos!", diz Priscila Franco, embaixadora da Biblioteca Sabesp

“A leitura, feita individualmente, já foi muito rica. Eu fui muito tocada pelo texto da Aline Bei, que trata de questões muito presentes principalmente no universo feminino. É um livro para refletir, digerir e compartilhar. Na nossa primeira conversa, pude reparar em questões que haviam passado despercebidas por mim durante a leitura. Também foi possível ver como existem diferentes interpretações para o mesmo texto, sem nenhuma necessidade de um convencer o outro da sua opinião. Que venham as próximas reuniões do Clube! E que mais e mais pessoas sejam alcançadas e impactadas por leituras e discussões que nos fazem refletir e crescer a cada dia!”.

Priscila Dias Franco Dutra, jornalista, responsável pelo Polo de Comunicação da Unidade de Negócio Baixo Paranapanema (RB) e embaixadora da Biblioteca Sabesp.