Clube de Leitura dos Sabespianos: inscrições encerradas

dezembro de 2022
Foto: SP Leituras

O projeto do Clube de Leitura dos Sabespianos está de volta com sua segunda edição. Prepare-se para mais uma roda de conversa que acontecerá no dia 20 de janeiro de 2023, das 15h às 16h, pela Plataforma Zoom da Sabesp. Mas atenção: as inscrições para esta edição foram encerradas. O livro escolhido pelos sabespianos será anunciado em breve.

Os participanetes escolheram a obra que estará no centro do bate-papo, entre as duas opções indicadas abaixo. Os livros ficaram disponíveis para votação diretamente no Workplace, por meio de enquete - do dia 1 a 15 de dezembro – , e puderam ser baixados do acervo da BibliON, biblioteca digital gratuita, parceira desta iniciativa.

OBRA 1O Rio do Meio, de Lya Luft

O livro da consagrada escritora gaúcha e tradutora brasileira Lya Luft, conquistou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) de melhor obra de 1996. Em uma prosa que mistura ficção e realidade, Lya conversa abertamente com os leitores e apresenta, em sete breves capítulos, um conjunto de ensaios informais sobre a vida e a morte. Estão ali os conflitos de relacionamento entre marido e mulher, os desafios de envelhecer em uma sociedade fanática pela juventude eterna, os estilos antagônicos de homens e mulheres de encarar a realidade, os erros na construção das famílias e no gerenciamento do lar, as dificuldades na criação dos filhos e o medo natural da morte, entre tantos outros temas inerentes ao cotidiano moderno.

OBRA 2Mar de Dentro, de Lya Luft

Escrito por Lya Luft em 2002, o livro narra a infância de uma Lya criança, curiosa, bagunceira e inteligente. A autora faz, com ela mesma, uma viagem pelo passado, como se buscasse as origens dos personagens que habitam sua mente. Junto com Lya, o leitor conhece o jardim em que ela brincava, o escritório do pai advogado, a praia e os rochedos que visitava junto com sua família. A menina escondida embaixo dos móveis, que possuía dificuldade para aprender "coisas de menina", faz um convite à introspecção por meio de um texto em prosa muito poético. A singeleza no seu jeito de contar a história chama a atenção e torna o livro marcante.

FAÇA PARTE!

Clube de Leitura dos Sabespianos: a literatura a partir de vários pontos de vista

Depois do grande sucesso da primeira edição do Clube de Leitura, realizada em setembro deste ano, com a participação dos “destemidos” leitores sabespianos, a segunda sessão da roda de conversa on-line acontece a pedidos dos empregados da companhia. A atividade realiza-se em parceria com a biblioteca digital BibliON e tem o objetivo de incentivar a leitura em diferentes plataformas, tanto virtual como física. A iniciativa visa contribuir para o debate, interação e a socialização do conhecimento, já que o formato de leitura compartilhada possibilita o diálogo sobre as obras lidas e abre oportunidades de contato com novos autores e universos literários, além de proporcionar experiências valiosas e momentos de muita diversão!

Imagem carrossel: obra Sherazade (2009) Hilal Sami Hilas (arquivo Sesc Digital)