Clubes de leitura ganham força em meio à pandemia

setembro de 2021
Foto: Escrevedeira (Clube de Leitura)

A migração dos clubes de leitura para os espaços virtuais hoje é uma realidade e o formato híbrido veio mesmo para ficar. A tecnologia não tirou destes espaços o poder de socialização, troca de experiências, força coletiva e inclusão de novos públicos na prática leitora. Ao contrário, os clubes ganharam força no cenário de distanciamento social.

Os clubes de leitura são espaços de encontro com o outro. As práticas de leitura compartilhadas ampliam o espectro de compreensão da obra literária, chamando a atenção para aspectos não percebidos em uma leitura individual, pois cada leitor tem uma visão de mundo diferente – o que possibilita a ampliação do repertório literário e colabora para a manutenção da leitura como uma prática cotidiana.

Confira abaixo algumas dicas de clubes de leitura para se inscrever. São atividades gratuitas ou pagas, sobre os mais diversos temas, gêneros ou livros.

Clube de Leitura 6.0: Clubes de leitura exclusivos para pessoas com mais de 60 anos de idade. Participação gratuita.

Escrevedeira: Clubes de leitura de clássicos estrangeiros do século 20, literatura contemporânea em língua portuguesa e livros em inglês e espanhol. Inscrições de R$ 20 a R$ 50.

Conversas Críticas: Clube de leitura do perfil literário do Instagram Críticas Instantâneas Não Especializadas. Participação gratuita.

Escrevendo o Brasil: Clube de leitura de obras que refletem a realidade do País com a participação dos autores. Inscrições a R$ 100.

Clube Tarde: Clube de leitura da Livraria da Tarde com foco em livros curtos para a formação de novos leitores. Participação gratuita.

Clube de Leitura Lera América Latina: Clube de leitura do Memorial da América Latina focado em obras latino-americanas sob o tema Zooliteratura no atual ciclo. Participação gratuita.

Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um: Clube de leitura que seleciona obras traduzidas diretamente do japonês para o português. Participação gratuita.

Roda de Leitura: Clube de leitura do Itaú Cultural para textos curtos, alternados entre prosa e poesia. Participação gratuita.

Clube de Leitura: Mulheres Negras na Biblioteca Neste clube, o público é convidado a ler coletivamente um texto de autoria negra-feminina. Em seguida, inicia-se uma troca de impressões a respeito da obra.

Clubes de Leitura e Clubes do Audiolivro Biblioteca de São Paulo (BSP): São opções gratuitas e online para os apaixonados por literatura compartilharem suas opiniões sobre títulos de variados gêneros. Participação gratuita.

Clubes de Leitura e Clubes do Audiolivro Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL): Assim como a BSP, todos os meses a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura nos. Participação gratuita.

E tem muito mais! Clique aqui para ver outras opções e saiba como participar! Boas leituras e conversas!

(Fonte: O Estado de S.Paulo; foto banner: Clube de leitura 6.0)