| Notícias

Confira o bate-papo com Rodrigo Ribeiro Franco Vieira sobre seu livro “Manual de Válvulas Hidráulicas”

setembro de 2022
Foto: SP Leituras

Ao falar sobre a relevância dos trabalhos relacionados a projetos hidráulicos, Rodrigo Ribeiro Franco Vieira, da Codevasf, acredita ser difícil simplificar um assunto tão vasto. O especialista em irrigação, projetista de sistemas adutores, sistemas de irrigação diversos e um dos pioneiros no Brasil na inclusão dos transientes hidráulicos na irrigação, ressaltou ser preciso compreender os princípios e a inteligência dos funcionamentos de dispositivos que abrem e fecham para controlar a pressão e vazão em um sistema hidráulico: “então, você tem o entendimento básico necessário.”, afirmou. "Mas o melhor mesmo da profissão é aprender com os erros!", declarou o profissional durante o "Bate-papo com o autor" de agosto.

Engenheiro agrônomo, formado em Cruz das Almas, Bahia, em 1988, trazendo na bagagem uma trajetória profissional extensa - trabalhou em algumas empresas privadas e há 21 é engenheiro da Codevasf – , Franco Vieira é autor do livro Manual de Válvulas Hidráulicas, uma publicação institucional e gratuita que tem o objetivo de fornecer senso crítico e informações a agentes públicos e privados sobre a correta seleção de dispositivos e equipamentos conforme suas necessidades.

E foi sobre isso que ele veio conversar com os sabespianos, discorrendo sobre conceitos importantes, como as forças que atuam no funcionamento das válvulas hidráulicas, sua composição, tipos de circuito de controle, dentre outras informações para elaboração de projetos, que ajudam os profissionais a entenderem suas aplicações.

“As escolhas de tipos específicos de válvula são feitas a partir de cada caso.”, afirmou Franco Vieira. Para ele, existem quase tantos tipos de válvulas hidráulicas quanto maneiras de acioná-las e, em algumas situações, é indicada a utilização de válvulas plásticas, por exemplo, que trazem a vantagem de custos mais baixos, considerando as desvantagens dos fatores de limites de vazão.

Na ocasião, o mediador do bate-papo, o gerente Departamento de Acervo e Normalização Técnica - TXA), Allan Saddi Arnesen, à frente do projeto de revitalização da Biblioteca, destacou a importância do eixo técnico da programação mensal da Biblioteca Sabesp - que tem, entre seus compromissos, trazer para o debate temas de interesse dos profissionais da companhia, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional. 

Arnesen comentou, ainda, a atualidade do tema do encontro no contexto da perspectiva da revisão da Norma Técnica SABESP NTS 299. De acordo com o texto da norma, “Um dos principais parâmetros para avaliação da eficiência operacional das empresas de  saneamento é seu índice de perdas. Considerando que um dos fatores principais associados ao incremento perdas reais é a ocorrência de altas pressões ou de suas variações bruscas na rede de distribuição, a instalação nos sistemas de distribuição de Válvulas Redutoras de Pressão (VRP) é fundamental para redução dessas perdas.”. 



O livro Manual de Válvulas Hidráulicas, está disponível em nosso acervo.

Sobre o autor 

Participou em capítulos de livros nacionais, sendo coautor do Protocolo Mandacaru, que trata da com versão de sistemas de irrigação, trabalho agraciado com diversos prêmios nacionais. Também escreveu o único livro em português sobre válvulas hidráulicas, que em breve será lançado, devidamente atualizado, em inglês e espanhol. Atualmente, é aluno do doutorado da UNESP Botucatu. É diretor da ABID – Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem; membro do Comitê Técnico de irrigação do Estado de Minas Gerais; Membro do INOVAGRI – Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada.

Se interessou pelo tema? Você pode assistir a live na íntegra pelo Workplace.