Conheça as publicações do site da RMBA – Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

novembro de 2023
Foto: logomarca RMBA (site)

A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA é a maior Reserva da Biosfera do planeta, com 89.687.000 hectares, nos 17 estados brasileiros de ocorrência natural do Bioma Mata Atlântica. A área foi reconhecida pela UNESCO, em seis fases sucessivas entre 1991 e 2008, foi a primeira unidade da Rede Mundial de Reservas da Biosfera declarada no Brasil. A RBMA estende-se por mais de 5000 dos 8000 Km do litoral nacional, desde o Ceará ao Rio Grande do Sul, avançando mar afora englobando diversas ilhas oceânicas como Fernando de Noronha, Abrolhos e Trindade e adentrando no interior de vários estados costeiros, bem como em Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Encontra-se entremeada na área mais urbanizada e populosa do país, tendo em seu entorno de aproximadamente de 133.207.422 milhões de habitantes e atividades econômicas que respondem por aproximadamente 70% do PIB brasileiro. Abrange áreas de 2.733 dos 3.400 municípios brasileiros distribuídos pela área de ocorrência original do Bioma Mata Atlântica, sendo 682 integralmente inseridos e 2.051 parcialmente inseridos.

Com a missão de contribuir de forma eficaz para o estabelecimento de uma relação harmônica entre as sociedades humanas e o ambiente na área da Mata Atlântica, a RBMA tem entre suas funções a conservação da biodiversidade e dos demais atributos naturais da Mata Atlântica incluindo a paisagem e os recursos hídricos,  valorização da sociodiversidade e do patrimônio étnico e cultural a ela vinculados, o fomento ao desenvolvimento econômico que seja social, cultural e ecologicamente sustentável e o apoio a projetos demonstrativos, à produção e difusão do conhecimento, à educação ambiental e capacitação, à pesquisa científica e o monitoramento nos campos da conservação e do desenvolvimento sustentável.

O site da RMBA – Reserva da Biosfera da Mata Atlântica disponibiliza diversas publicações na íntegra (cadernos especiais e livros) que abarcam temas que tratam de meio ambiente, programas ambientais, Mata Atlântica, biodiversidade, reserva marinha, entre outros, condigurando-se como uma excelente fonte de pesquisa.

Para acessar o portal da RBMA clique neste link.