| Notícias

Conheça os principais prêmios literários do Brasil e os vencedores de 2021

janeiro de 2022
Foto: site Leiturinhas (reprodução)

Premiações literárias prestigiam escritores consagrados, além de estimular novos talentos. No Brasil, o calendário de prêmios e concursos é vasto, com edições anuais que contemplam uma série de categorias. Abaixo, destacamos os principais eventos nacionais e os vencedores de 2021:

Prêmio São Paulo de Literatura: criado em 2008 pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, difunde e valoriza a leitura. Seleciona anualmente os melhores livros de ficção, no gênero romance, escritos em língua portuguesa, originalmente editados e publicados no Brasil no ano anterior. 



Em 2021, o mineiro Edimilson de Almeida Pereira conquistou a categoria de “Melhor Romance do Ano de 2020”, com a obra Front (Editora Nós), e a gaúcha Morgana Kretzmann venceu na categoria “Melhor Romance de Estreia do Ano de 2020”, com o livro Ao pó (Editora Patuá). Foto: divulgação. 


Prêmio Oceanos: é focado nas obras de poesia, prosa e crônicas em língua portuguesa. A partir de 2015, o Prêmio Portugal Telecom de Literatura foi cancelado pelos antigos patrocinadores, passando a ser chamado de Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa (hoje patrocinado pelo Itaú Cultural). 



O romance O plantador de abóboras (Editora Abysmo - Portugal), do escritor timorense Luís Cardoso, foi o vencedor do prêmio em 2021. Esta é a primeira vez que um livro do continente asiático figura entre finalistas e vencedores. Foto: Daniel Rocha.

Prêmio Jabuti: conhecido como o “oscar” da Literatura, é organizado pela Câmara Brasileira do Livro e está em sua edição 63ª edição. É um dos mais tradicionais e antigos prêmios literários do Brasil, criado em 1959.  


Em 2021, foi escolhido como "Livro do Ano" Sagatrissuinorana, de João Luiz Guimarães e Nelson Cruz. A obra ilustrada é uma homenagem a Guimarães Rosa (1908-1967) ao usar seu estilo para recontar a fábula dos "Três Porquinhos" como uma metáfora para o rompimento de barragens como em Mariana e em Brumadinho.


Prêmio Fundação Biblioteca Nacional: também é anual e premia autores, tradutores e projetistas gráficos brasileiros em nove categorias: poesia, romance, conto, ensaio social, ensaio literário, tradução, projeto gráfico, literatura infantil e literatura juvenil.


Com Três Porcos, o escritor Marcelo Labes ganhou o Prêmio Machado de Assis, da categoria de melhor romance, em 2021. Foto: NST Total.


Prêmio Sesc de Literatura: promovido pelo Serviço Social do Comércio, premia anualmente obras inéditas nas categorias Conto e Romance, destinadas ao público adulto, escritas em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. 


O paraense Fábio Horácio-Castro, com o romance O réptil melancólico, e o pernambucano Diogo Monteiro, com a coletânea de contos O que a casa criou são os ganhadores da edição 2021. Foto: Facebook Prêmio Sesc.


Prêmio Camões da Literatura: foi um acordo entre Brasil e Portugal, mas agracia todos os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP. Entre a lista de  vencedores de edições anteriores do Camões estão: Chico Buarque (Brasil), Mia Couto (Moçambique), Germano Almeida (Cabo Verde), Ferreira Gullar (Brasil), Luandino Vieira (Angola), Agustina Bessa-Luís (Portugal), José Saramago (Portugal) e tantos outros. 


Em 2021, a escritora moçambicana Paulina Chiziane foi a vencedora do Prêmio Camões 2021, o mais importante da língua portuguesa. Aos 66 anos, ela é a primeira mulher africana a vencer o prêmio. Foto: Otavio de Souza.


Prêmio Kindle de Literatura é um prêmio literário concedido pela Amazon Brasil e a editora Nova Fronteira desde 2016. É dado para romances inéditos, autopublicados por meio da ferramenta Kindle Direct Publishing, da própria Amazon.


A escritora paraibana Marília Arnaud  foi a vencedora de 2021 e terá a oportunidade de publicar uma versão impressa da obra O pássaro secreto (Grupo Editorial Record). Foto: Divulgação Prêmio. 

E se você tem alguma obra guardada na gaveta, por que não participar! Para saber mais detalhes, é só navegar pelas páginas oficiais das premiações e concursos, e "mãos à obra!".  

Fonte: CBL e sites oficiais das premiações