Cresce número de sabespianos que utilizam os serviços da Biblioteca, revela pesquisa de público

abril de 2022
Foto: SP LEITURAS

A Biblioteca realizou em dezembro de 2021 a pesquisa anual de satisfação com os sabespianos. Entre os principais resultados obtidos, foi possível identificar uma avaliação positiva dos usuários com relação à Biblioteca, principalmente no que diz respeito à qualidade dos serviços prestados.

A boa notícia é que os sabespianos passaram a utilizar mais a Biblioteca mensalmente em 2021, comparando-se com o ano anterior. Mesmo com o distanciamento físico, houve um avanço, com o registro do crescimento de usuários atendidos. Em 2021, 16,1% dos sabespianos responderam que não conheciam a Biblioteca Sabesp. Na pesquisa anterior, o total de respondentes que afirmava desconhecê-la era de 22,6%.

Pesquisa de satisfação: uma Biblioteca que escuta e conversa com seus usuários

O questionário buscou identificar qual o perfil dos públicos reais e potenciais da Biblioteca, como os produtos e serviços oferecidos estão sendo utilizados pelos usuários, quais são as suas necessidades e preferências e qual o grau de satisfação em relação aos serviços e recursos disponibilizados. No total, 400 empregados se propuseram a participar livremente da pesquisa, contribuindo com suas sugestões.

Foi possível avaliar como e para quais finalidades a Biblioteca é utilizada: assim como em 2020, empréstimos (49,6%) e pesquisas técnicas (38,7%) foram os mais apontados pelos respondentes; 44,3% acessam o catálogo virtual; a renovação é um serviço utilizado por 12,1% dos respondentes; 14,2% costumam efetuar reservas diretamente no catálogo. Por outro lado, o destaque fica para a quantidade de respondentes que ainda privilegiam o presencial: 25,5% afirmam preferir consultar o acervo no local.

Acervo e novas aquisições

Na avaliação relacionada ao acervo, 58,3% dos entrevistados gostariam que a Biblioteca Sabesp proporcionasse maior diversidade em seu acervo. Este número reforça positivamente nossa política de desenvolvimento de coleções: em 2021 a Biblioteca adquiriu mais de 300 novos títulos; ao mesmo tempo, realizou um processo de descarte para tornar o acervo ainda mais vivo e diversificado. Com relação ao formato, a disponibilização de conteúdo em formato digital foi apontada por 76,4% do público como um dos principais fatores que tornam a Biblioteca mais atraente.

“Sabemos que o acervo é o cartão de visitas de qualquer biblioteca. É, sobretudo, através dele e em torno dele, que giram todos os esforços para um trabalho de qualidade, transformador e impactante. Quando o público se apropria do acervo e gera demanda para novas aquisições, significa que a biblioteca está funcionando no exercício legítimo da sua função.", destaca a coordenadora de Biblioteca, Roberta Triaca.

Hoje, os sabespianos contam com uma biblioteca de referência na área do saneamento, e uma gama de opções de itens em diversas áreas do conhecimento, cultura e lazer.

Canais de atendimento e comunicação: qualidade e confiabilidade

Os canais de atendimento foram bem avaliados e tivemos mais de 80% de respostas positivas. O índice de aprovação confirma o compromisso da equipe da Biblioteca com o projeto de torná-la cada vez mais próxima de seu público.

Os canais de comunicação da Biblioteca também têm atingido os objetivos de informar os usuários sobre seus serviços prestados pela Biblioteca. O informativo bibliográfico sobre as novas aquisições #NAESTANTE teve ótima aceitação do público e as solicitações de reserva e empréstimos de livros aumentam na semana de veiculação. O site também foi bastante lembrado pelos respondentes: 41% dos respondentes já utilizaram o site da Biblioteca Sabesp e 91,8% desse universo o avaliaram positivamente.

Agradecemos a participação de todos que compartilharam suas experiências e contribuíram com suas opiniões e sugestões para o aperfeiçoamento de nossa atuação.

E a Biblioteca Sabesp vai continuar a te ouvir!