Dia da Criança e da Leitura na Sabesp lança ação de incentivo à leitura para toda a família!

novembro de 2023
Foto: SP Leituras

“Somos nós que pertencemos à Terra não é a Terra que nos pertence.
Está tudo interligado nesta teia, que é um equilíbrio”.

Com esta instigante mensagem, na manhã do dia 7 de outubro, iniciaram-se as comemorações do “Dia da Criança e da Leitura na Sabesp”, voltadas a todas as famílias sabespianas que puderam aproveitar, de casa mesmo, a apresentação do espetáculo virtual “Teia da Vida”, da Cia. Duo Encantado, um projeto de contação de histórias que celebra a grande teia da vida, onde tudo e todos estão entrelaçados.

Utilizando as linguagens de música e narração cênica de contos ancestrais, “Teia da Vida” lançou aos participantes o desafio de repensar sua maneira de estar no mundo, provocando reflexões sobre a cultura do cuidado e sustentabilidade nas relações. Foi um convite para uma viagem de fantasia, ensinamentos e muita emoção guiada pelos protagonistas das histórias que vão descobrir as relações de interdependência entre tudo e todos os seres.

E para completar esse dia tão especial, quem participou respondendo a pesquisa de satisfação, um brinde da Sabesp e um presente muito especial: um trio de ingressos para a família que dá direito à entrada gratuita a um desses incríveis museus: Museu da Língua Portuguesa, Museu do Ipiranga ou Museu do Futebol, além do empréstimo de um kit incrível de livros e jogos.

O sucesso da segunda edição do Dia da Criança e da Leitura, que já se tornou uma tradição na Sabesp, também inspirou a ação de incentivo à leitura para todas as famílias sabespianas. A partir de agora, até fevereiro de 2024, a Biblioteca disponibiliza kits de livros para empréstimo voltados a três faixas etárias: 4 a 6 anos (kit 1); 7 a 11 anos (kit 2) e 12 a 17 anos (kit 3). Cada kit tem dois livros e um jogo.

Solicite o empréstimo de um kit de livros para a Biblioteca
   e continue a ler e brincar com toda a família!

Para solicitar o empréstimo basta enviar e-mail para o biblioteca@sabesp.com.br, informar a sigla da unidade e endereço completo, para que o material seja enviado por malote. E lembre-se de devolver depois de ler e brincar, para que outras pessoas possam participar!

"Teia da Vida": Sustentabilidade, Meio Ambiente e Literatura na Sabesp

Os contadores de história Rosita Flores e Giba Santana, concentraram suas contações em torno de um tema muito caro aos sabespianos: a sustentabilidade. A dupla deu vida aos personagens que vieram trazer um recado sobre a importância da preservação e cuidado com o meio ambiente, alertando para as consequências devastadoras da ganância do homem sobre a natureza.

A primeira história contada, “Chuva Roubada”, está no livro Contos e Lendas da Amazônia, de Reginaldo Prandi, ilustrado por Pedro Rafael (Companhia das Letras). Conta-se que foi o jacaré que mandou que cortassem a árvore onde morava a cobra-grande. Para vingar-se do jacaré e vê-lo morrer, a cobra-grande, então, decidiu ir embora para o céu levando toda a água com ela. Acontece que não era apenas o jacaré que ficaria sem água. As tartarugas também morreram de sede, as plantas secaram, os peixes começaram a ficar sem água e todos os bichos começaram a morrer. Depois as pessoas e os furos da água, os igarapés, os lagos e lagoas e até os grandes rios começaram a minguar. O urubu, que voa alto por cima das nuvens, foi até o céu e convenceu a cobra-grande a devolver a água para a terra. Mas havia uma condição: nunca mais ninguém, em nenhum lugar poderia cortar sequer uma árvore da floresta. Todos concordaram, mas com o passar do tempo, claro, foram esquecendo. Furiosa, a cobra-grande fez suas águas caírem de uma só vez de maneira descontrolada e afogar tudo pela frente.

O contato com os contos do livro Contos da Natureza – recontados por Dawn Casey, inspirou a Cia Duo Encantado a tratar de um tema com forte e clara mensagem contra o desperdício. A segunda história contada, "Por que o Céu é Tão Longe?", da tradição oral nigeriana, fala de tempos passados em que os humanos viviam em harmonia com a natureza e de como o desperdício destrói esse equilíbrio. No enredo, o céu alimentava a Humanidade, que não tinha necessidade de plantar, nem colher. Tudo o que as pessoas tinham que fazer era esticar os braços e pegar um pedacinho do céu para se alimentar. Mas o desejo de ter mais e mais, mesmo sem necessidade, trouxe sérias consequências. Em uma festa, um dos presentes abusou da generosidade do céu e pegou um pedaço maior do que podia comer. O caos instaurou-se como consequência.

Quer acompanhar essas e outras histórias? Se você perdeu ou quer rever o espetáculo “Teia da Vida” na íntegra acesse o Workplace. A diversão é garantida!

Acompanhe a Cia. Duo Encantado!

A Cia Duo Encantado foi fundada em 2010 pela educadora, mestre e contadora de histórias Rosita Flores e pelo músico Giba Santana. A companhia de arte e educação trabalha com narração oral de histórias, mediação de leitura, intervenções artísticas e poéticas, brincadeiras regionais da cultura popular e oficinas de formação. Para saber mais sobre o trabalho do Duo Encantado, acesse http://rositafloreshistorias.blogspot.com.br