Dia do Professor na BibliON

outubro de 2023
Foto: BibliON

Dia 15 de outubro comemora-se o Dia do Professor em todo o Brasil. Você sabia que os professores brasileiros são lembrados como os principais responsáveis por despertar o gosto pela leitura no país? É o que mostrou a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2020). O estudo destacou a importância do papel do professor (a) para a formação do hábito de leitura, em especial, aqueles que atuam no Ensino Infantil e Fundamental - cuja missão é apresentar o maravilhoso universo da leitura e dos livros aos alunos.

A pesquisa, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL)Itaú Cultural e IBOPE Inteligência, apontou o professor(a) como o principal influenciador (a) do gosto pela leitura (15%), seguidos pela  mãe (8%) e pai (4%), o que mostra a participação da família no desenvolvimento educacional. E ainda, quando se fala especificamente do gênero literatura, o(a) professor(a) desponta como maior responsável por incentivar o interesse dos alunos (52%), à frente de filmes baseados em livros (48%) e a indicação de amigos (41%).

Livros disponíveis na BibliON – Dia do Professor

E quem não tem sempre boas histórias sobre um professor marcante ou situações inusitadas durante os tempos de escola? Aproveitando a data do Dia do Professor, a BibliON trouxe algumas delas.

Aproveite também para explorar o acervo de mais de 17 mil livros disponíveis na plataforma. Cadastre-se com o e-mail corporativo da Sabesp, baixe as obras no App e boas leituras!

Fala sério, professor!, de Thalita Rebouças

A autora bestseller retoma a personagem principal do sucesso Fala sério, mãe! para contar as lembranças da jovem Malu em seu tempo de escola. O livro reúne crônicas bem-humoradas sobre a personagem, dos três aos 22 anos de idade. Depois de dividir com os leitores sua divertida e conflituosa relação com a figura materna, Malu mostra que a inesquecível Ângela Cristina não foi a única responsável pela tarefa de educá-la. E nem a única com quem ela teve conflitos enquanto crescia. Fala sério, professor! mostra como Malu se relacionou com seus professores mais marcantes - do colégio, da academia, do curso de inglês, de shiatsu, de teatro, os particulares, os gatos, os durões, os que amavam ser durões, os amigos, o meio doido, o que não ria, o que não perdoava cola. E neste baú de memórias, a jovem protagonista que conquistou os adolescentes encontra ótimas histórias para contar.

Lições do velho professor, de Rubem Alves

Um jovem educador pode nos ensinar muitas coisas. Mas o velho professor é aquele que oferece as iguarias: conhecimento com sabor, sabedoria temperada com experiência de vida, humor e uma pitada de livre pensar. Muitas vezes, o conhecimento se origina do vivido. O "olhar crepuscular", como bem diz Rubem Alves, é mais terno, pois já compreende a multiplicidade de conexões que estão ali, prontas para nascer, a cada gesto, a cada palavra entre mestre e aprendiz. Nesse livro encontra-se um conjunto de textos de diferentes épocas. A fim de apresentar um amplo panorama das ideias do autor, foram reunidas as crônicas que contêm as principais lições do velho (e querido) professor Rubem Alves. Que elas possam inspirar e iluminar a reflexão de todos aqueles que se dedicam a ensinar, a transmitir seus conhecimentos e a aprender todos os dias.

Uma professora muito maluquinha, de Ziraldo

Era uma vez uma professora – essa que está dentro deste livro – que tinha um jeito todo seu de entender o mundo e um modo que todos achavam muito maluquinho de mostrá-lo aos seus meninos e meninas. Ao evocar a ‘professora maluquinha’, o autor coloca nos olhos do leitor algumas lágrimas de emoção e de saudade. Humana, compreensiva, às vezes mal interpretada, mais do que ensinar, ela dá a seus alunos a oportunidade de aprender com alegria, de guardar para sempre um grande amor pela leitura.