| Notícias

Dia Mundial da Água 2022

março de 2022
Foto: site 9º Fórum Mundial da Água

Todos os anos, o Dia Mundial da Água (22 de março) aborda um tema específico sobre este recurso natural de extrema e absoluta importância para a existência da vida. A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia.

Neste ano, os debates acontecerão em torno da “Segurança hídrica para a paz e o desenvolvimento”. Os temas abordados em anos anteriores foram: Valorizando a água (2021); Água e mudanças climáticas (2020); Não deixar ninguém para trás (2019) e Soluções Naturais para problemas hídricos (2018).

O 9º Fórum Mundial da Água que acontece em Dacar, no Senegal, entre 21 e 26 de março de 2022, acompanha o tema do Dia Mundial de Água com o slogan “O Fórum das Respostas” e será uma oportunidade de repensar e propor soluções também para uma maior equidade no acesso à água dentro do objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS 6) - que prevê o acesso igualitário à água até 2030. A crise global de água no planeta, segundo especialistas, pode ser explicada pela insustentabilidade dos ecossistemas aquáticos, pela governança dos serviços de água e saneamento, dentre outros fatores.

Acesso à água e gênero 

De acordo com artigo publicado no Monitor Mercantil, é essencial que esse importante debate acerca dos problemas hídricos não fique apenas para o Fórum Mundial. É valiosa a reflexão de todos e todas, aproveitando o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, e o Dia Mundial da Água, 22 de março.: mulheres ao redor do mundo gastam mais de 200 milhões de horas por dia coletando água. 

Na verdade, as soluções começam pelas escolhas diárias que fazemos em nosso estilo de vida, desde o simples descarte de lixo ou controle de vazão da água nas torneiras de nossas casas até a opção pelo desenvolvimento econômico que queremos, baseado ou não na sustentabilidade ambiental e na equidade hídrica com melhor repartição de recursos hídricos especialmente para as mulheres mais vulneráveis. Mulheres ao redor do mundo gastam mais de 200 milhões de horas por dia coletando água. 

Sempre alinhada com os temas mais importantes da atualidade, a Biblioteca disponibiliza diversos títulos que aprofundam o assunto. Veja os destaques:

Rios do Brasil: história & cultura

Reúso de água potável como estratégia para a escassez

Águas & águas

Das fontes e chafarizes às águas limpas: evolução do saneamento no Espírito Santo

Tratamento de água e efluentes: fundamentos de saneamento ambiental e gestão de recursos hídricos

Todas as obras estão disponíveis para empréstimos. 


Fonte: Monitor Mercantil / site 9º Fórum Mundial da Água