| Notícias

Dia Mundial do Meio Ambiente 2023: soluções para a poluição plástica

junho de 2023
Foto: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

O ano de 2023 comemora o 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), data que destaca os desafios ambientais urgentes de nosso tempo. Esse dia internacional da ONU se tornou a maior plataforma global para a sensibilização ambiental, com milhões de pessoas participando juntamente com governos, empresas, cidades e organizações comunitárias para proteger o planeta. Este ano, o tema central gira em torno das soluções para a poluição plástica.

Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano em todo o mundo, e metade deste plástico é projetado para ser usado apenas uma vez. Da produção total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que 19 a 23 milhões de toneladas acabem anualmente em lagos, rios e mares.

Com a ciência e as soluções disponíveis para enfrentar o problema, governos, empresas e outras partes interessadas devem acelerar as ações para resolver esta crise - o que ressalta a importância deste Dia Mundial do Meio Ambiente na mobilização de ações transformadoras a partir de todos os cantos do mundo.

Fechando a Torneira 


A poluição plástica pode ser reduzida em 80% até 2040 se os países e as empresas fizerem mudanças profundas nas políticas e no mercado usando as tecnologias existentes. É o que aponta o novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) Fechando a Torneira: Como o mundo pode acabar com a poluição plástica e criar uma economia circularque revela como é possível eliminar em grande parte a poluição plástica nos oceanos com medidas acertadas entre os setores público e privado.

Com foco em soluções práticas concretas, o documento propõe uma mudança sistêmica para abordar as causas da poluição plástica, combinando a redução do uso de plásticos problemáticos e desnecessários com uma transformação do mercado em direção à circularidade desses materiais. Isso pode ser alcançado por meio  de mudanças importantes - reutilização, reciclagem, reorientação e diversificação - e ações para lidar com o legado da poluição plástica.

reutilização refere-se à transformação da "economia do descarte" em uma "sociedade da reutilização", em que reutilizar produtos plásticos faz mais sentido econômico do que descartá-los. Reorientar e diversificar refere-se à mudança do mercado para alternativas sustentáveis ao plástico, o que exigirá novas posturas na demanda do consumidor, nas estruturas regulatórias e nos custos.

Sabesp no combate à poluição plástica


A gestão sustentável do ciclo de vida do plástico é um desafio para os setores público, privado e para a sociedade. Com foco na preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos, a Sabesp é uma das patrocinadoras da expedição “Voz dos Oceanos”, projeto da Família Schurmann que visa documentar e promover a conscientização sobre o problema da invasão do plástico nos oceanos ao redor do mundo. A rota de viagem iniciou-se em 29 de agosto de 2021, com término previsto no dia 12 dezembro de 2023. A iniciativa busca identificar possíveis soluções para a poluição marinha e mobilizar órgãos e indivíduos para a limpeza dos oceanos. A ação vem ao encontro dos objetivos e iniciativas da Sabesp: atuar pela saúde e mais qualidade de vida das pessoas e pelo respeito ao meio ambiente.

Aproveite para explorar o catálogo da Biblioteca que traz uma diversidade de obras sobre o assunto. São cerca de 570 títulos de livros e 140 artigos de periódicos sobre resíduos nas águas, no ambiente e nas matas, gestão de resíduos e reciclagem, poluição e engenharia ambiental. A Revista DAE também é um grande repositório sobre o tema trazendo, especialmente, questões que abordam poluição das águas.

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de 1972 em Estocolmo, Suécia, foi a primeira da ONU cujo título trouxe a palavra “meio ambiente”. A criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) foi um dos resultados mais notórios desse evento, criado para ser a consciência ambiental da ONU e do mundo. 

Fonte: Unep