Dicas para curtir um arraial inesquecível com a BibliON!

junho de 2023
Foto: BibliON

A festa junina é uma das celebrações mais aguardadas pelo povo brasileiro, reunindo dança, decoração, vestimenta, música e comidas típicas. Grande símbolo das festividades no país, esse festejo - também conhecido como festa caipira - está logo atrás do carnaval em termos de relevância, constituindo um importante marco do folclore no Brasil.

Segundo os historiadores, sua origem remonta às festividades pagãs realizadas na Europa para celebrar a passagem da primavera para o verão, o chamado solstício de verão, quando se comemorava a fertilidade da terra e a busca para afastar os maus espíritos para garantir boas colheitas.

Com o cristianismo se tornando a principal religião do continente, essa festa, assim como várias outras, passaram pelo chamado processo de aculturação. Assim, elementos cristãos foram acrescidos ao seu formato original para facilitar a conversão das pessoas.

As festas passaram a ser conhecidas como Joaninas, em homenagem a São João Batista, e três santos começaram a ser homenageados nas celebrações: Santo Antônio (dia 13/6), São João (dia 24/6) e São Pedro (dia 29/4).

Desde que as festas juninas foram trazidas pelos portugueses, a comemoração sofreu influências das culturas africanas e indígenas e, por isso, ela possui características peculiares em cada parte do Brasil.

São João no Brasil

As festas juninas como conhecemos hoje no Brasil ganharam contornos próprios e são celebradas em todo o país, mas têm destaque na região Nordeste. O arraial mais famoso acontece na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, considerado a maior festa de São João do mundo.

Quer saber mais sobre essa festa se tornou uma das mais populares e queridas dos brasileiros? Veja abaixo as dicas da BibliON!

Aproveite para explorar o acervo de mais de 16 mil livros disponíveis na plataforma. Cadastre-se com o e-mail corporativo da Sabesp, baixe as obras no App e boas leituras!

Livros disponíveis na BibliON: Festas Juninas

O Maior São João do Mundo: Multifaces de uma Grande Festa Brasileira, de Zulmira Nóbrega

A grande festa junina de Campina Grande, Paraíba, realizada desde 1983, com 30 dias de atividades, há anos já alçada à condição de megaevento, é tema do trabalho investigativo da autora que se encontra transcrito neste livro, com um texto que apresenta uma abordagem multidimensional sobre a festividade: os meandros da organização político-promocional atrelada aos interesses empresariais, a estrutura no segmento da indústria e economia criativa, os campos de desigualdades e disputas, as transversalidades culturais em que as expressões tradicionais disputam espaços com as manifestações da indústria cultural, a sofisticação das sedutoras cenografias, as simbologias que despertam as questões de pertencimento identitário e cultura lúdico-participativa, a cadeia simbólica em função do turismo, entre outras ocorrências, das mais simples às mais intricadas.

Balancê Anavantú no coração: o ritmo do quadrilheiro na festa de São João, de Alexis Alves Raposo

A obra tem como objetivo analisar, por intermédio dos jornais Estado de Minas, Diário da Tarde, Diário de Minas e Jornal de Minas, no ano de 1979, o Forró de Belô, os motivos que levaram à realização do evento, a participação da imprensa e a participação dos moradores dos bairros da periferia de Belo Horizonte, representados pelos grupos de quadrilhas e associações. Pelo Forró de Belô, a intenção é mostrar a importância da Festa de São João para a cultura popular mineira.

As Faces Contemporâneas da Cultura Popular, de Maria Celeste Mira (editora), Edson Farias (editor)

O objetivo deste livro está em expor e analisar facetas que hoje configuram as culturas populares no Brasil. Em seus nove capítulos, percorre-se um trajeto em que são reveladas feições das mais distintas das culturas populares na atualidade brasileira. A pretensão é indagar como, frente à miríade vasta e multifacetada, podem as ciências sociais forjar ferramentas adequadas de análise e interpretação.