“É preciso ter coragem para publicar”, diz autor de “A Árvore Vermelha”

outubro de 2021
Foto: reprodução (tela)

Histórias ancestrais de família, de pessoas reais, de trabalhadores, de um dia de trabalho na Sabesp, do cotidiano, da realidade dos excluídos, - todas temperadas com muita imaginação. Esta é a matéria-prima da produção literária do autor Valter Moreira. São poesias, contos e até um romance que está chegando por aí.

No “Bate-papo com o autor” de setembro - evento que integra a Programação Cultural  da Biblioteca -, o sabespiano revelou como constrói seus personagens que têm muito a nos dizer sobre perseverança, amor e liberdade e que passeiam pelo seu primeiro livro: A Árvore Vermelha, lançado recentemente.

Mineiro, nascido na cidade de Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, Valter Moreira reside atualmente na cidade das ‘montanhas azuis’, São João da Boa Vista, SP, onde trabalha no Setor Operacional da Unidade de São João da Boa Vista – RGDS.

Foi neste município que Valter encontrou inspirações e oportunidades para escrever, um dom desde a infância, e onde mantém uma rotina diária de organizar e registrar suas ideias e pensamentos. Outras fontes de inspiração são as obras de Lima Barreto, Machado de Assis e Jorge Amado, que conferem à sua escrita, de acordo com o autor, uma vertente de "conscientização, não de denúncia.".

A ideia de escrever um livro surgiu em 2006, quando a Associação Sabesp promoveu um concurso literário, resultando no livro Nossos Escritores, uma reunião de contos, poesias e crônicas escritos por funcionários, no qual Valter participou com a poesia Os navegantes. Em 2008, sua poesia ganhou melodia e visibilidade no concurso de compositores promovido pela associação: "Tambores da África" agora também é música!

Publicar? Precisa de coragem, de estar exposto às opiniões dos outros”, confessa o autor, que, depois da decisão, reuniu uma equipe para produção e posterior publicação do livro. "É interessante notar que as pessoas interpretam as histórias de formas diferentes, até mesmo diversas daquelas que eu imaginei.", observa o escritor.  E não é que valeu a pena arriscar?

A Árvore Vermelha está disponível no acervo da Biblioteca e também pode ser adquirido com Valter pelo e-mail valtermoreiratj@gmail.com.