Estratégia de implantação da NTS 356 e sua importância para a prevenção de acidentes foram temas de encontro

agosto de 2022
Foto: Equipe SP Leituras

A apresentação da nova padronização para prevenção de acidentes durante a descarga de produtos químicos preconizada pela NTS 356 reuniu sabespianos de diversas áreas, no início de julho, para debater a estratégia de implantação da norma técnica no contexto corporativo, situando sua extrema importância para a prevenção de acidentes.

O encontro foi mediado por Allan Saddi Arnesen, Gerente do Departamento de Acervo e Normalização Técnica (TXA) -  que também está à frente do projeto de revitalização da Biblioteca. Ele deu as boas-vindas aos participantes destacando a relevância do tema para a companhia que preza, principalmente, pela segurança de sua força de trabalho. O evento contou com as exposições de Deise Miyazawa, do Departamento Administrativo e Financeiro do Vale do Paraíba (RVA) e Carlos Roberto Severian de Carvalho, Analista de Gestão do Departamento de Acervo e Normalização Técnica (TXA).

Abrindo a sessão, a superintendente Cristina Knorich Zuffo (Superintendência de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - TX) destacou o protagonismo da Sabesp na colocação de padrões e regras em âmbito nacional: “As normas da Sabesp são cobiçadas por todo o mercado, inclusive servindo de texto base para as normas ABNT”, observou.

Nesta perspectiva, agradeceu os esforços da comissão de normas pela competência, além de reforçar a imprescindível contribuição de todas as áreas da base operacional para a execução das normas, as quais sofrem as consequencias diretas de possíveis acidentes no dia a dia do trabalho. "As normas devem ser utilizadas, não podem ficar só na prateleira", afirmou.

De acordo ainda com Cristina, A TX tem como missão tanto zelar pela profissionalização e padronização como agir como indutora e faciltadora na implementação das normas no âmbito corporativo, enfatizando o necessário apoio das áreas operaionais neste processo, o que confere excelência dentro da Sabesp.

Sobre a importância da nova padronização para prevenção de acidentes expressa pela NTS 0356 - Sistema de acoplamento e descarga de produtos químicos para unidades operacionais de água e esgoto, Deise Miyazawa, do Departamento Administrativo e Financeiro do Vale do Paraíba  (RVA) destacou, em sua apresentação, a contribuição trazida pela à cultura de segurança da Sabesp, uma vez que está atrelada a elementos de sustentação do projeto de segurança do trabalho da companhia -  o que impacta diretamente não só para os trabalhadores da empresa, mas terceiros e a comunidade.

“A norma tem grande interface e preocupações com questões de segurança do trabalho, e tem foco na promoção de melhorias de processos de forma a evitar ocorrências negativas, que podem lesar pessoas, além de trazer prejuízos de imagem e reputação, para além dos financeiros.”, afirmou Deise, ao dar exemplos de veiculações na mídia sobre acidentes ocorridos no passado.

E o que fazer para colocar a NTS 0356 em funcionamento com vistas a gerar efetivamente proteção? A estratégia de implantação da norma técnica foi o tema abordado Analista de Gestão do Departamento de Acervo e Normalização Técnica (TXA), Carlos Roberto Severian de Carvalho. Para o profissional, apesar dos contratos de compra de produtos químicos definirem responsabilidades, a norma técnica prevê mecanismos ainda mais específicos para garantir a segurança – como a modificação do diâmetros das conexões de mangueiras de descarga para diferentes tipos de produtos químicos e o estabelecimento de parâmetros cromáticos definidos pela NTS 337. “Além das barreiras contratuais, todas as especificações na NTS 0356 visam oferecer barreiras físicas com o objetivo de proteger os funcionários.”, observou o analista.

De acordo com Carvalho, para que todo o trabalho seja concluído, será necessário um período de transição, dentro do qual é preciso considerar a adequação à norma e a preparação das instalações da Sabesp. Para isso, é prevista a contratação de empresas especializadas para análise dos pontos de recebimento do produto, instalação e readequação dos equipamentos necessários em todos os locais verificados para alinhamento à NTS 0356, além da inclusão de cláusulas nos contratos de produtos químicos. Nesse ponto, o envolvimento dos integradores e fornecedores de produtos químicos na construção da norma é fundamental, o que torna a NTS 0356 ainda mais disponível para o mercado.

Assista o bate-papo na íntegra no Workplace.