| Notícias

Estudo inédito apresenta indicadores do ecossistema de negócios de impacto no Brasil

fevereiro de 2023
Foto: Imagem: reprodução site Smart CIties

Como a pandemia afetou o ecossistema de inovação social no Brasil e de que forma a maior crise sanitária mudou planos e ações do setor para os próximos anos? As respostas para estas e outras perguntas estão no 3º Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental, desenvolvido pela Pipe.Social, em parceria com o Instituto Sabin. A nova edição do maior e mais relevante estudo dos negócios do setor 2.5 traz números importantes e atualizados para ajudar a guiar as metas da Década da Mudança.

Com o apoio de 62 organizações do ecossistema, esta edição alcançou 1.300 negócios das áreas de Educação, Saúde, Serviços Financeiros, Cidadania, Cidades e Tecnologias Verdes. Este terceiro Mapa traz dados sobre o perfil dos empreendedores, maturidade dos negócios, visão aprofundada da jornada empreendedora, demandas por apoios financeiros e não financeiros, gestão do impacto gerado e cases. Também traz uma leitura histórica inédita das três edições desta publicação e uma visão dos impactos da crise nos negócios.

Evolução e principais tendências

O levantamento conta também com o Portfólio de Negócios Resilientes, que lista uma seleção de empresas que encontraram alternativas para driblar as adversidades da crise provocada pela pandemia e tornar realidade os processos transformadores no setor.

De acordo com a pesquisa, a urgência em mostrar os resultados relacionados aos objetivos da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), estourou a bolha dos negócios de impacto socioambiental, com maior aporte de empresas e investidores.

O Mapa traz ainda uma análise do movimento ESG: os fundos registrados pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) dobraram de tamanho no país, chegando a 1 bilhão de reais, sendo 17 novos fundos.

Clique aqui para acessar o estudo completo.  https://pipelabo.com/mapas/mapa-2021/