Há 150 anos, Machado de Assis estreou como romancista

julho de 2022
Foto: Machado de Assis em imagem clássica divulgada nos livros e em foto recriada pela campanha "Machado de Assis Real" (Divulgação Faculdade Zumbi dos Palmares).

Em 1872, há 150 anos, chegou aos leitores Ressurreição, o primeiro romance de Machado de Assis, autor de uma série de clássicos que marcaram a literatura brasileira que entraram para o hall de maiores obras da literatura mundial.

Algumas dessas obras-primas são: Memórias Póstumas de Brás CubasDom CasmurroQuincas BorbaO Alienista e Helena. (Confira a biografia completa do autor). O lançamento da coleção com todos os livros do ficcionista pela editora Todavia, com apoio do Itaú Cultural, está previsto para 2023.

Morro do Livramento, Rio de Janeiro, local de nascimento de Machado de Assis. (Imagem: Wikipedia)

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839 na cidade do Rio de Janeiro. Neto de escravos alforriados, foi criado em uma família pobre e não pôde frequentar regularmente a escola. Porém, devido a seu enorme interesse por literatura, conseguiu se instruir por conta própria e encontrou no caminho das letras a sua identidade social e política. Ao longo de sua vida, escreveu para revistas, jornais e, suas obras abarcam praticamente todos os gêneros literários. É considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores um dos maiores, senão o maior, nome da literatura do Brasil.

Quer saber mais sobre Machado de Assis?

Leia também: "Machado de Assis Real": Campanha recupera identidade negra do escritor.

Esse vídeo faz parte do Projeto Lendo Machado de Assis, da Youtuber Karin Paredes, do canal “Prateleira de cima”.

No nosso catálogo você também pode encontrar diversos títulos de Machado de Assis disponíveis para empreátimos.

(Fonte: Academia Brasileira de Letras e TV Cultura); imagem banner: domínio público).