| Notícias

Hábito de leitura: dicas para quem quer ler mais e melhor

janeiro de 2023
Foto: Freepik

Quem nunca estipulou como meta ler mais? Fazer uma lista com todos os livros que você deseja ler, criar metas viáveis de serem cumpridas, estabelecer prioridades e comprar apenas o necessário, organizar bem a sua estante de livros ou utilizar aplicativos para administrar melhor as suas leituras, são algumas técnicas que podem ajudar a ler mais e melhor.

A ciência já comprovou que a leitura é uma atividade com múltiplas funções: pode ser uma forma de entretenimento, um meio para se informar ou um dos caminhos mais simples e acessíveis para adquirir conhecimento. Independente da motivação, o processo de leitura também é capaz de auxiliar no desenvolvimento de habilidades, contribuindo, inclusive, para a saúde mental.

Segundo a professora Aline Fay, coordenadora do curso de Licenciatura em Letras com ênfase na Língua Inglesa (PUC- RS), não há um tempo diário específico a ser dedicado à leitura para que as habilidades sejam desenvolvidas. O importante é criar estratégias, tais como reservar um momento do dia somente para a leitura, selecionar livros/temas que achamos interessantes, ter sempre um livro na cabeceira e, acima de tudo, "ter paciência e resiliência”, recomenda a professora.

Veja abaixo algumas dicas dos especialistas para ler mais e melhor!

Descubra temas que você gosta
Essa é uma dica de suma importância. Mesmo que você não seja um leitor assíduo, pode ser capaz de identificar quais livros mais gostou. Ou também pode pensar no tipo de filme ou seriado que gosta de assistir. Muitos filmes são adaptados de livros e esse pode ser um bom começo para criar o hábito da leitura. 

Não insista em um livro de que não gostou
Na busca por um tema que você gosta, pode se sentir pressionado a começar e terminar todo livro. Mas essa não é uma prática recomendada, pois pode tirar o prazer pela leitura, que é o grande norte de quem possui o hábito de ler. A escritora norte-americana Nancy Pearl dá uma dica valiosa. Leia as primeiras 50 páginas do livro. Elas devem ser suficientes para lhe atrair. Se isso não ocorrer, troque-o sem remorsos e parta para uma nova história.

Reserve tempo para leitura
A vida profissional e pessoal das pessoas é repleta de metas. E algumas delas podem contribuir para a criação do hábito da leitura, mas elas devem ser flexíveis: pode ser pelo número de páginas ou de capítulos por dia, a depender do livro. Reserve algum horário para ler: pós-almoço, antes de dormir, depois do jantar, não importa. Busque ter um livro sempre com você, como na sala de espera de um consultório ou no transporte público. Uma das formas de ter um livro a todo o momento é investir em e-books que podem ser lidos por meio de tablets, leitores digitais e smartphone.

Visite bibliotecas e livrarias
Envolver-se com o ambiente da leitura é uma grande ferramenta para criar o hábito de ler. Visitar bibliotecas, sebos ou livrarias, além das feiras de livros que ocorrem pelo país, são oportunidades de aprofundar a experiência com os livros. A internet também é uma boa pedida para ampliar conhecimentos sobre as obras: blogs literários, canais no YouTube, além de perfis em redes sociais.


A maioria das pessoas gostaria de ler mais, mas não o faz pela falta de tempo. Ajustar a rotina à leitura é uma das formas mais eficazes de criar este hábito, até que ela se torne fundamental em sua vida. Mas a melhor forma de criar o hábito da leitura é abrindo um livro e o lendo!

Vale registrar que, de acordo com a publicação Retratos da Leitura no Brasil - 5ª edição, 52% dos brasileiros (ou 100,1 milhões de pessoas) dedica-se à leitura, sendo a bíblia e jornais os mais lidos. No Brasil, 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro na vida. E o pior: o país vem perdendo leitores a cada nova pesquisa.


Fonte: Blog PUC-RS