Literatura, uma inspiração para a vida!

julho de 2021
Foto: Arquivo pessoal: Marcio Luiz Rocha de Paula Fernandes (Ouvidoria Sabesp)

O clássico da literatura Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, é sua referência e inspiração. Aliás, este e outros livros compartilham ‘vida’ com Marcio Luiz Rocha de Paula Fernandes: Um Caminho Espiritual Para a Felicidade, de Jung Mo Sung e Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?, do Papa Francisco, também estão entre suas leituras atuais.

Ele não é apenas um ávido leitor e guardião das coleções de livros de familiares que já se foram. Anda sempre em boa companhia, com livros por perto e à mão, trazendo a literatura para seu cotidiano - no trabalho e no lazer. “Essa é a beleza que a literatura proporciona na vida”, comenta o químico, que hoje atua na Ouvidoria Sabesp.

Márcio Fernandes aproveita suas viagens pelo mundo para “bater um papo” com grandes escritores: encontros com Ernest Hemingway em Havana, Cuba e com Fernando Pessoa, no bairro do Chiado, Lisboa, em frente ao Café A Brasileira.

Biblioteca é cultura!

Não é por acaso, que a Biblioteca Sabesp “anda conquistando” Fernandes (nas suas palavras). Para ele, o projeto de revitalização da Biblioteca chega em um momento muito oportuno para a Companhia, que também passa por um processo de transformação.

A diversificação de temas do acervo, que vão além dos títulos técnicos, na visão do profissional, proporciona muito mais que puramente conhecimento, mas cultura - no seu sentido amplo: “aí vale tudo, de gastronomia à literatura de cordel”, observa. “Uma biblioteca para mim é colorida, um espaço para aliviar as tensões do dia a dia, por isso deve ser convidativa e atrativa, abrir portas, quebrar barreiras, criar familiaridade e  conversar com todos públicos da empresa - desde o operacional atingindo todas as áreas e departamentos da Companhia.”, acrescenta.

Marcio Luiz Rocha de Paula Fernandes, químico, atua na Ouvidora da Sabesp desde 2019

Sua carreira na Sabesp iniciou-se em 1983, como estagiário em área criada no início da década, no programa de recebimentos de esgotos industriais com tarifa diferenciada, pioneiro no Brasil no assunto. Em 1986, já contratado na empresa, foi designado para coordenar as equipes técnicas nos trabalho do programa de recebimento de efluentes não domésticos e as equipes operacionais das usinas de utilização dos subprodutos do tratamento de esgotos (lodo e gás), processo precursor nas empresas de saneamento. Entre suas principais atuações, a partir da década de 90, estão as gerências da área de controle sanitário da Região Leste - um desafio de uma das áreas mais carentes em rede de abastecimento de água e coleta de esgoto -, e do controle sanitário na área geográfica da Região Norte, com áreas de carência em saneamento. Desde 2019, atua na Ouvidoria da Sabesp, acumulando todo seu histórico e visão sistêmica da Companhia.