Livro de Itamar Vieira Jr. foi tema da live do Clube de Leitura Infantil
agosto de 2025
A manhã do sábado, 19 de julho, contou com programação especial para os sabespianos: live do Clube de Leitura Infantil sobre "Chupim" (Editora Baião), do escritor baiano Itamar Vieira Jr., autor vencedor dos Prêmios Leya, Oceanos e Jabuti por "Torto Arado" (Editora Todavia). Com mediação de Amanda Alves do Amaral, mestre em Livro Infantil e Juvenil pela Universidade Autônoma de Barcelona e Biblioterapeuta pela Casa da Palavra/SP, o encontro virtual foi transmitido pelas plataformas Zoom e Worplace da Sabesp, e contou com abertura de Allan Saddi Arnesen, gerente do Departamento EIN.
Allan, que é pai de dois filhos nas faixas de 7 e 9 anos, deu as boas-vindas a Amanda (foto) que, além de especialista em literatura para os pequenos, é defensora da leitura para crianças em casa. Logo na abertura, Allan salientou que, tal qual "Chupim", "livros com ilustração chamam mais a atenção das crianças. Elas ficam curiosas e intrigadas com as ilustrações que sempre agregam". "As imagens ilustrativas são muito presentes para todos nós" disse Amanda e, no caso do livro no centro do debate do dia, "a ilustração é tão importante quanto o texto para a completa compreensão da obra, diferente dos livros infantis do passado, em que as imagens eram apenas um 'respiro' entre os textos", acrescenta.
Giovana Franzolin (foto), participante da live, destacou a valorização desse aspecto com a participação, na obra, da artista plástica Manuela Navaes, coautora de "Chupim". Giovana fez comentários sobre as formas e as diferentes materialidades encontradas no livro e o quanto é importante apresentar isso tudo para as crianças. "A ilustradora buscou criar imagens não óbvias", comemora, feliz com as escolhas apresentadas no livro.
Durante o encontro, Amanda fez a leitura de um pequeno trecho de "Chupim", destacando, além do gesto, que "ler em voz alta causa conexão afetiva e nos conecta como seres humanos", o que é muito importante para o debate dual entre crianças e adultos. Na opinião dela, tal debate, aliás, é resultado de narrativas de qualidade tal qual a proposta por obras como "Chupim". São histórias com conteúdo diverso que estimulam múltiplas interpretações e enriquecem - de maneiras diferentes - cada um de nós, de acordo com a avaliação de Amanda.
Gostou do conteúdo da live do Clube de Leitura Infantil? Participe também do Clube de Leitura Infanto-Juvenil, que acontece toda última terça-feira do mês, de forma virtual pela BibliOn. E, quem quiser aprofundar seus conhecimentos sobre literatura e acompanhar nossa convidada nas redes sociais, a página de Amanda no Instagram é @encontrodeleitures. Fica aqui sempre nosso convite à leitura!
Texto produzido por Madalena Martins, da M2 Comunicação