Martinho da Vila literário

setembro de 2021
Foto: site A Tarde (reprodução)

Musicalmente falando Martinho da Vila dispensa apresentações. No mundo de Martinho, composições de sambas, criações de enredos e literatura convivem em harmonia. Na literatura, sua trajetória vem de longe. Autor de 18 livros, entre infantojuvenis, romances e relatos biográficos, o escritor lança agora seu primeiro livro de contos, que está saindo do forno em outubro. É o que revelou em recente entrevista à TV Cultura, na qual o sambista fala sobre sua produção literária e a publicação de importantes obras que abordam temas como política, cultura, folclore, mulheres no samba e, claro, música.

Martinho da Vila se interessou pelo mundo da literatura no Carnaval de 1959, ao compor um samba-enredo sobre Machado de Assis para a Aprendizes da Boca do Mato, sua escola de origem. Mas somente em 1986, por conta de um grave acidente de carro, acamado com as duas pernas quebradas, o sambista aproveitou o tempo livre para concretizar o sonho de escrever um livro. Assim nasceu Vamos Brincar de Política?, direcionado ao público juvenil. A obra, publicada pela Editora Global, leva o leitor a imaginar situações políticas do dia a dia, a partir de experiências vividas pelo próprio autor e sua família.

Em 2017, aos 79 anos, Martinho ingressou na faculdade de Relações Internacionais da Universidade Estácio de Sá, na cidade do Rio de Janeiro, segundo ele, para "entender um pouco mais das relações internacionais em termos históricos, na teoria", já atuando, nessa área, como Embaixador Cultural de Angola e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Cursou até o terceiro ano, pois o último seria para preparar o aluno para o mercado de trabalho, o que não era seu interesse.

Quer saber mais sobre o escritor Martinho da Vila e suas obras? Clique aqui.