Mitos universais para contar histórias, um bate-papo com Luiz Junior

junho de 2023
Foto: SP Leituras

Pensar a obra do escritor e cineasta Luiz Junior não é simplesmente se deixar levar por instigantes narrativas de terror, horror, magia e investigação. Heróis arquetípicos do Cinema e da Literatura, contos de fadas infantis, Mitologia Grega, Astrologia, Tarô, folclore nacional e símbolos baseados nos conceitos da Psicologia Junguiana são elementos que colocam o autor em movimento para construir personagens e histórias.

E sua jornada não para por aí: da reunião de diversas áreas do conhecimento emerge uma multiplidade de atividades. Além da literatura, poesia e produções cinematográficas, Junior escreve para diversas mídias e marca sua presença com a divulgação de conteúdos inspiradores nas redes sociais.

O sabespiano Luiz Junior foi o convidado do “Bate-Papo com o autor” de maio, evento mensal que integra a Programação Cultural da Biblioteca, que teve a mediação da bibliotecária Alexandra do Nascimento Silva. Na oportunidade, Junior falou, entre outros temas, sobre suas obras literárias, criadas a partir de uma visão de mundo baseada em mitos universais que permeiam as diversas culturas ocidentais, seus aspectos, conceitos e temas, os quais possibilitam pensar e compreender não apenas os personagens ou a influência do passado no psiquismo das pessoas, mas também na sociedade e cultura atuais.

Para Junior, os mitos e os arquétipos estão entre nós, no cotidiano, e os símbolos contidos nos sonhos e imagens mitológicas nos ajudam a compreender melhor o mundo. “Mantenho a perspectiva do mágico e do místico nas minhas obras para propor reflexões ao leitor”, observa o autor.

Colaborador da Sabesp há 31 anos, quando entrou como Mensageiro na Rua Amauri, o escritor atualmente trabalha no Departamento de Planejamento Integrado – MPI. Natural de São Paulo, Luiz Junior é Designer de Produtos formado pela Universidade Mackenzie e Geógrafo formado pela USP, com especialização em Arqueologia pela PUC/SP.

Apaixonado por mitos e arquétipos, o que o motiva sempre a escrever ainda mais e melhor, estudou Astrologia – prática profissional que exerce até hoje. Além de escrever para colunas de jornais e blogs, é autor de 12 livros, entre eles está a série “Reinos em Guerra” (O Templo da Magia, O Livro de Luaror e O Pergaminho de Lemanto). Mas seu “filho" preferido, confessa, é o romance Eterno! que conta a história de Miguel, jovem formado que não encontra colocação no mercado, o que o leva a diversos e sucessivos fracassos, quando chega uma oportunidade de sucesso ao ser contratado para trabalhar em uma escola na periferia de São Paulo. Lá, ele usará todo seu talento para mudar vidas. Mas, acima de tudo, ele terá de ser capaz de mudar a sua própria.

Cinema, roteiro e direção

O cinema também ocupa um lugar especial na trajetória de Luiz Junior. Foi diretor de arte do curta-metragem “A Mente”, pelo Instituto de Cinema/Operahaus, roteirista e diretor do curta-metragem “Osasco, 1910”, também pelo Instituto de Cinema. Também roteirizou e dirigiu o curta “Desiderium, Desiderata”, pela Cão Andaluz Filmes – curta-metragem selecionado para a mostra Janelas Abertas – da SPCine; e para o Festival Cortopatía, da Espanha. Atualmente é produtor da Takatá Produções Artísticas e Culturais, e continua promovendo arte, literatura e cinema com amor e dedicação.

Junior também escreve bimestralmente para a revista Mitologia Aberta, publicando textos no espaço Histórias da Vó Tiana, relatando contos e mitos brasileiros.

Os livros A Espada e a Bainha e O Açougueiro estão disponíveis no nosso catálogo. Toda sua obra também podem ser encontrada na Amazon. Para saber mais, acesse o site oficial do autor neste link.

Perdeu ou quer rever o encontro? Confira o bate-papo na íntegra no Workplace!