Muito se ouvirá falar de José Saramago este ano!

abril de 2022
Foto: Centenário do nascimento do escritor português José Saramago: © JOSE CARLOS CARVALHO / Arquivo Global Imagens

Muito se ouvirá falar de JOsé Saramago este ano! É que em 2022 comemora-se o centenário do famoso escritor português.

Para celebrar o centenário de nascimento do único autor da língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998, muitas atividades foram programadas, inclusive no Brasil.

A organização ficou por conta da Fundação José Saramago, presidida pela jornalista Pilar del Río, viúva do escritor. Instituições como o Museu da Língua Portuguesa, a Biblioteca Mário de Andrade, ambos na capital paulista, e também o Sesc tem programações e eventos especiais durante 2022.

O Museu da Língua Portuguesa, que teve seu projeto de reconstrução patrocinado pela Sabesp, celebra o centenário de José Saramago ao longo de todo este ano. As atividades incluem uma exposição temporária, bate-papos virtuais sobre os principais livros do escritor português e cursos para professores sobre a obra infantil do autor. A programação acontece por meio da parceria do Museu com a Fundação José Saramago, de Portugal, e a editora Companhia das Letras..

Romancista, teatrólogo, poeta, contista, jornalista e tradutor, Saramago estreou na literatura com o livro Terra do Pecado, de 1947, em que aborda as dificuldades enfrentadas pela mulher no século XX, incluindo os preconceitos sofridos. De lá até 2010, ano de seu falecimento, o autor publicou mais de 40 títulos, incluindo clássicos como O Evangelho Segundo Jesus Cristo, A Jangada de Pedra, Memorial do Convento e História do Cerco de Lisboa. O último título publicado foi Caim, em 2009.

“O Prêmio Nobel foi a consagração internacional do autor, que fez de José Saramago uma personalidade com grande significado, para além das fronteiras de Portugal. Assim, Saramago define-se hoje como um “escritor do mundo”, com presença expressiva em manifestações artísticas, educativas, políticas e sociais com vasta disseminação e efeitos variados.”, de acordo com a Fundação José Saramago.

Aguardem mais novidades!

Fonte Agência Estado e Correio Popular.