Museus são destaque entre projetos culturais apoiados pela Sabesp

março de 2022
Foto: Reprodução sites oficiais Museu Paulista, MUJ E MLP

Patrocinadora de projetos de restauração e modernização de três museus da capital paulista, a Sabesp vai muito além do saneamento, e acredita no incentivo às ações culturais como forma de transformação da sociedade, visando garantir e promover qualidade de vida.

Confira abaixo quais são os projetos e aproveite para visitar!

Museu da Língua Portuguesa

Com reabertura oficial em julho do ano passado, depois de pouco mais de 5 anos de obras de restauração após a tragédia do incêndio de 2015, a visita pelo Museu da Língua Portuguesa pode começar pela  exposição principal, que destaca o português como forma de expressão de uma cultura rica e diversa, capaz de unificar um país do tamanho do Brasil.

Entre as atrações, destacam-se a Praça da Língua, uma espécie de planetário com várias palavras no teto e nas paredes, e a Grande Galeria, que atravessa todo o museu, com seus 106 metros de comprimento, e 11 filmes, que mostram a língua portuguesa no cotidiano, revelando o idioma como base fundadora do País.

Para celebrar o centenário da Semana de 22, o público também pode conferir o projeto Estação Férias, jogos com obras de Tarsila Amaral para a criançada brincar.

Acesse aqui e saiba mais.

Museu Judaico

Já está aberto para visitação o Museu Judaico de São Paulo (MUJ), espaço que inaugurado após vinte anos de planejamento, fruto de uma mobilização da sociedade civil. Além de quatro andares expositivos, os visitantes também têm acesso a uma biblioteca com mais de mil livros para consulta e um café que serve comidas judaicas.

Localizado no antigo prédio do templo Beth-EL – uma das sinagogas mais antigas da cidade – o espaço fica na Rua Martinho Prado, 128, no bairro da Bela Vista, e passou por um processo de restauração, modernização e a construção de um prédio contemporâneo anexo para finalmente receber o público.

O MUJ está com quatro exposições simultâneas. As de longa duração são “A vida Judaica”, sobre os rituais e ciclo de vida judaico e “Judeus no Brasil: histórias trançadas”, que expõe as várias correntes migratórias dos judeus para o Brasil, do início da colonização ao Brasil republicano.

As duas temporárias são “Inquisição e cristãos-novos no Brasil: 300 anos de resistência”, sobre a luta dos cristãos-novos para reconstruir suas vidas no país durante os 300 anos de vigência da Inquisição, e “Da Letra à Palavra”, que explora a relação entre a arte e a escrita, a imagem e a palavra, a partir da reunião de 32 artistas basilares da arte contemporânea brasileira.

Para mais informações cliquei aqui.

Museu do Ipiranga

A Sabesp é uma das patrocinadoras do projeto de restauro, ampliação e modernização do Museu do Ipiranga. A Universidade de São Paulo e o Museu Paulista vêm conseguindo os recursos necessários para a realização das diversas etapas necessárias para a execução da obra, que irá entregar em 2022 o Novo Museu do Ipiranga, totalmente restaurado, plenamente acessível e com diversos recursos tecnológicos.

Para aqueles que estão ansiosos pela inauguração do Novo Museu do Ipirangamarcada para setembro de 2022, nas Celebrações do Bicentenário da Independência, as reformas já podem ser acompanhadas de perto! O Museu inaugurou um observatório especial para que o público possa acompanhar o processo de restauração e ampliação do edifício-monumento.

O Observatório da Obra ocupa o mezanino do Parque da Independência e é composto por um pavilhão de dois andares que oferece uma vista privilegiada para as reformas do museu. Além disso, o pavilhão também apresenta a série de vídeos “Diário da Obra”, que mostra alguns detalhes sobre a reforma. As obras de restauro e modernização iniciadas em 2018 foram concluídas e a ampliação com a construção de um anexo está em fase de conclusão.

Saiba mais clicando neste link.