Niemeyer: 'seja um eterno aprendiz', diz autor de "Adote um mentor"

março de 2024

Ouvir George Niemeyer é um convite a um passeio pela jornada da vida. Nesta caminhada, segundo o empresário e escritor, ser um eterno aprendiz e também um mentor, orientando e influenciando outras pessoas positivamente, revelam o sentido e propósito da nossa existência, atravessada por eventos inesperados e inevitáveis sobre os quais se têm pouquíssimo – ou nenhum – controle. “O que importa não são os fatos da vida em si, mas como reagimos a eles”, acredita Niemeyer.

Estreando o primeiro “Bate-papo com o autor” de 2024, George Niemeyer foi o convidado da programação cultural da Biblioteca Sabesp, em fevereiro. O encontro, mediado por Ednaldo Carvalho Sandim, Analista de Gestão no Departamento de Inovação Tecnologia e Propriedade Intelectual - TXP (Sabesp), apresentou um panorama da obra Adote um mentor – reflexões e provocações sobre o que vem pela frente, lançada em 2022, que aborda questões que vão desde o nascimento à velhice.

partir de entrevistas realizadas com 90 de pessoas de diversas faixas etárias (de 3 a 90 anos), além da observação atenta à sua própria trajetória, um valioso material que deu base à escrita de Adote um Mentor, foi possível ao autor identificar e classificar um universo específico de demandas, responsabilidades e desafios relativos a cada uma das 15 fases da vida ( * para saber quais são elas, leia o livro, assista a live...). Mas outras condições também foram determinantes para a concepção do livro, marcos divisórios entre a vida e a morte.

Eminência de morte e mudanças na perspectiva de vida

A necessidade de mudanças não é somente individual, mas coletiva. Niemeyer enfrentou duas experiências de eminência da morte: a primeira, há duas décadas, quando caiu de uma cachoeira e, devido a uma hemorragia, teve parada cardíaca e respiratória durante 10 minutos, sendo declarado falecido. “Experimentei os primeiros 10 minutos após a morte (o relato deste episódio está em um vídeo no Youtube (George Niemeyer, Inteligência Espiritual), que explica todo o processo em detalhes. A outra se deu ao contrair a Covid-19, logo no início da pandemia, quando ficou internado e entubado por quase três meses no Hospital Osvaldo Cruz.

“Naquele momento assumi o compromisso comigo mesmo de que, caso voltasse, iria mudar meu propósito de vida e ajudar a sociedade numa causa maior. Daí surge a ideia de escrever Adote um mentor, que, em suma, nos traz notícias de como lidar com a finitude da vida e o que pode ser compartilhado destas experiências únicas."

Enquanto escrevia, estava implícita a ideia de que os jovens seriam seu público-alvo. No entanto, Niemeyer pode comprovar a força de sua abordagem ao tratar de temas tão presentes e fundamentais para qualquer pessoa: "fui surpreendido pelo interesse cada vez maior de leitores sêniores e de diversos grupos e contextos, como a comunidade da Favela do Vidigal, no Rio de Janeiro". Dá para entender, afinal, Adote um mentor é muito mais do que uma obra sobre mentoria, mas sobre a vida.

Ter um mentor hoje em dia está fora de moda? Niemeyer responde.

Aos 74 anos, Niemayer é um conhecido empresário, é hoje líder de uma das principais plataformas empresariais de networking, a Oval Table. Formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, tem mestrado em Administração de Empresas (MBA) pela Columbia University, de New York. George construiu uma sólida trajetória como executivo, tendo atuado por 20 anos em multinacionais. Sua última posição na carreira foi na Polaroid, como CEO no Brasil. Aos 45 anos de idade, tornou-se empresário, e sua empresa, a Multilink, tornou-se referência no setor em que atua.“Como não tinha nenhum mentor que pudesse me orientar, fiz tudo na raça, na base do “aqui e agora”. Porém, olhando pelo retrovisor, o empresário sugere que mudanças devem ser muito bem planejadas, com o envolvimento de pessoas na construção de estratégias para realizar planos futuros e sonhos.

E a figura do sábio, ainda é importante para as novas gerações? Para Niemeyer, sem sombra de dúvida, o advento da tecnologia acabou por substituir a função daquele bom conselheiro de antigamente. "São novos paradigmas, temos de estar preparados para um mundo diferente", afirmou. Contudo, encontrar um mentor para chamar de seu não está fora das possibilidades para alavancar uma carreira profissional. “Procure, aquele chefe, por exemplo, que seja inspirador, que você admira e que, acima de tudo, esteja preocupado com seu desenvolvimento e crescimento”, aconselha o empresário.

Aliás, se cercar de pessoas que torçam por você é uma das principais decisões que podem ser tomadas na vida, acredita Niemeyer.

O livro Adote um mentor está disponível no nosso acervo para empréstimos.

Saiba mais e assista a live na íntegra pelo Workplace com o empresário e escritor George Niemeyer.