| Notícias

NTS: inovação e impactos para o saneamento pautam debate da Programação Cultural

abril de 2022
Foto: SP LEITURAS

Com o objetivo de promover a integração entre profissionais da empresa, esclarecer dúvidas e contribuir para a qualificação dos empregados da companhia, a Biblioteca Sabesp inaugurou sua programação cultural de 2022 com o bate-papo sobre as Novas Normas Técnicas Sabesp de Tintas e Revestimentos contra Corrosão. 

A live, que aconteceu em março, com transmissão ao vivo pela Plataforma Zoom da Sabesp, reuniu especialistas, representantes do corpo técnico da empresa e convidados que discorreram sobre trajetória e os avanços das Normas Técnicas Sabesp de Tintas e Revestimentos contra Corrosão, com destaque para o projeto de revisão e atualização das NTS realizado no âmbito da parceria entre Sabesp e IPT.

Dando início ao evento, Cristina Knorich Zuffo, Superintendente (Superintendência de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - TX) e Allan Saddi Arnesen (Gerente Departamento de Acervo e Normalização Técnica - TXA), à frente do projeto de revitalização da Biblioteca, deram as boas-vindas aos participantes, destacando a importância das NTS  para o mercado, sendo utilizadas como referências pelas empresas de saneamento em todo o país. 

“Mais rigorosas do que outras normas, inclusive as da ABNT, o acervo da Sabesp conta com 199 Normas Técnicas Sabesp, as quais trazem uma abordagem mais voltada ao desempenho - o que confere um caráter inovador às NTS  - reconhecidas tanto na Sabesp como fora dela”, afirmou Cristina Zuffo.

Abrindo o debate, Robion Bergamasco Silva (Gerente do Setor Técnico de Tatuí - RMDT.02) e Walter Pellizon Junior (Analista de Gestão do Departamento de Automação e Manutenção - ROM) discorreram sobre a história e as motivações que levaram à formação, ainda na década de 80, de comitês de Normas que iniciaram estudos sobre revestimentos e apoio à equipamentos e sistemas que tiveram o objetivo de alcançar melhorias de desempenho, desenvolver padrões de revestimentos, atingir menor frequencia de manutenção e otimizar custos da cadeia. Segundo os especialistas, as motivações para uma revisão da Norma foram norteadas pela análise dos ambientes e riscos para a saúde humana e pelos avanços tecnológicos que o mercado já preconizara. 

Parceria Sabesp e IPT – SABESP

Sidney Oswaldo Pagotto Jr. (Pesquisador, Engenheiro de Materiais, do Laboratório de Corrosão e Proteção do Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT) fez um breve relato sobre o histórico do trabalho desenvolvido pelo IPT, com vistas a promover uma atualização e revisão das NTS existentes e já em uso pela Sabesp. Foram desenvolvidas, à época, 32 normas entre 1998 e 2001.

Entre agosto de 2019 e abril de 2021, o LCP/IPT e a Sabesp desenvolveram o projeto “Esquemas de pintura de proteção anticorrosiva para condições especiais de exposição”. A partir de ensaios em laboratórios definiu-se novos esquemas de pintura para cada situação proposta. Já o processo de elaboração de Novas NTS e resultados do projeto IPT/SABESP foram apresentados por Ricardo Gonçalves (Técnico em Sistemas de Saneamento do Departamento de Acervo e Normalização Técnica - TXA)

Por fim, Marco Aurélio Lima Barbosa (Departamento de Acervo e Normalização Técnica - TXA) enfatizou a importância do novo acervo de Normas Técnicas da Sabesp como um ativo da empresa a ser cuidado e valorizado. O engenheiro destacou a excelência do IPT, ao realizar um trabalho com alta proatividade no escopo da parceria com a Sabesp.  

Ao final das apresentações on-line, os participantes puderam interagir com os palestrantes, fazendo perguntas vinculadas aos assuntos expostos.

Para Allan Saddi Arnesen (Gerente Departamento de Acervo e Normalização Técnica - TXA), a programação cultural da Biblioteca, além de trazer assuntos variados, tem como uma das missões prioritárias difundir e compartilhar experiências e saberes produzidos na companhia, que sempre terão destaque neste espaço de conhecimento e cultura, a Biblioteca Sabesp.

Se você perdeu ou quer rever a live na íntegra acesse o Workplace Biblioteca Sabesp.