| Notícias

O ano do centenário de Saramago

dezembro de 2022
Foto: O Estado de S.Paulo (reprodução): José Saramago

José Saramago (2010 – 2022) foi um escritor, poeta, contista, dramaturgo e jornalista português. É considerado a maior expressão da literatura portuguesa contemporânea. 

Foi o primeiro escritor em língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura em 1998. Em 2005, foi agraciado com o Prêmio Camões em 1995. Criou, em 2007 a Fundação José Saramago e é homenageado com o prêmio literário da língua portuguesa que celebra seu nome. Entre suas obras mais conhecidas estão O Evangelho Segundo Jesus Cristo, que causou controvérsia por colocar o protagonista como um ser humano com vulnerabilidades, e Ensaio Sobre a Cegueira, que foi adaptado para o cinema.

Saramago nasceu em Azinhaga, na região de Santarém (localizada na província portuguesa do Ribatejo), numa família de camponeses sem estudo. Foi serralheiro mecânico e acumulou trabalhos burocráticos antes de viver da literatura, já beirando os 60 anos. Ele descobriu a literatura cursando a escola técnica.

A crítica afiada e a descrição minuciosa estão entre as características da obra de Saramago. A pontuação não é convencional. Os pontos finais aparecem ao fim dos parágrafos, que podem ser longos. Os travessões foram excluídos e a interpretação da fala dos personagens é, muitas vezes, confundida com a autorreflexão. Mescla personagens reais com fictícios. Entre os exemplos desta forma de escrita estão Memorial do Convento (1982) e a Viagem do Elefante (2008).

Nos 100 anos, Saramago é celebrado com novos livros 


Autobiografia, de José Luis Peixoto (2021)

São edições especiais de Ensaio Sobre a Cegueira e O Evangelho Segundo Jesus Cristo, um livro de ensaios da professora e crítica literária Leyla Perrone-Moisés que analisa as obras de Saramago e duas biografias Fotobiografia de José Saramago, de Ricardo Viel e Alejandro García, além do livro de Miguel Real e Filomena Oliveira sobre a vida do escritor. 

Em 2021, foi lançada a Autobiografia, de José Luis Peixoto, um romance em que ele transforma Saramago em personagem. Na obra, um jovem autor em início de carreira tem a missão de escrever a biografia de seu mestre, um dos maiores escritores da língua portuguesa. E ainda, a Intuição da Ilha: Os Dias de José Saramago em Lanzarote (2022), de Pilar Del Rio, traz passagens marcantes dos 18 anos que o Nobel de Literatura viveu na ilha vulcânica do arquipélago espanhol das Canárias. Um livro de histórias, de memórias e um livro que mostra, sobretudo, como a mudança para um lugar isolado permitiu que o autor se voltasse ao que era realmente essencial, reconhecesse o céu da Azinhaga da sua infância e produzisse alguns dos seus melhores livros.

Saiba mais sobre a vida e a obra de José Saramago neste link e aproveite para consultar nosso catálogo que possui livros do escritor disponíveis para empréstimos.