O Museu da Língua Portuguesa está de volta!

setembro de 2021
Foto: Ana Mello

O Museu da Língua Portuguesa foi reaberto ao público e o espaço instalado na histórica Estação da Luz já pode ser visitado. A estrutura sofreu um incêndio de grandes proporções em 21 de dezembro de 2015 e teve de ser completamente reformada. Além do conteúdo das exposições, que foi revisto e ampliado, o prédio conta com um novo terraço, com vista para o Jardim da Luz e torre do relógio, com instalações de reforço da segurança contra incêndio.

Ir ao Museu da Língua Portuguesa é um programa cultural e divertido, que desperta curiosidade de pessoas de todas as idades. A programação abusa de recursos multimídia, mostra o idioma de forma interessante e faz qualquer um se apaixonar pelo Português.

A instituição manteve suas exposições permanentes que marcaram o público em seus 10 anos de funcionamento (2006-2015), com alguns complementos e novidades com a instalação Línguas do Mundo, que destaca 23 das mais de 7 mil línguas faladas hoje no mundo; Falares, que traz os diferentes sotaques e expressões do idioma no Brasil; e Nós da Língua Portuguesa, que apresenta a língua portuguesa no mundo, com os laços, embaraços e a diversidade cultural da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Continuam no acervo as principais experiências, como a instalação Palavras Cruzadas, que mostra as línguas que influenciaram o português no Brasil; e a Praça da Língua, espécie de ‘planetário do idioma’ que homenageia a língua portuguesa escrita, falada e cantada, em um espetáculo imersivo de som e luz. No primeiro andar, dedicado às exposições temporárias, o museu inaugura a mostra Língua Solta, que traz os diversos desdobramentos da língua portuguesa na arte e no cotidiano. São 180 peças que vão desde mantos bordados por Bispo do Rosário até uma projeção de memes do coletivo Saquinho de Lixo.

Patrocinadora, a Sabesp vai muito além do saneamento, e acredita no incentivo às ações culturais como forma de transformação da sociedade, visando garantir e promover qualidade de vida.

O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

Informações adicionais:

Praça da Luz, s/nº, Portão 1. Terça a domingo, das 9h às 16h30. Os ingressos poderão ser adquiridos exclusivamente pela internet, com dia e hora marcados.

A capacidade de público é de 40 pessoas a cada 45 minutos.

Após a reforma, o museu traz maior acessibilidade física e de conteúdo.

A recuperação arquitetônica e readequação de seus espaços internos manteve os conceitos do projeto original – assinado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha e seu filho Pedro, em 2006.

(Fonte: Agência Brasil e O Estado de S.Paulo; foto banner: Rovena Rosa).