Oficina sobre o universo das HQs reúne sabespianos num bate-papo divertido com o autor Thiago Souto

novembro de 2021
Foto: SP LEITURAS

A “Oficina Entendendo os Quadrinhos”, com o quadrinista Thiago Souto - evento on-line da série “Encontro com autor” que integra o calendário mensal da Programação Cultural da Biblioteca -, trouxe para os sabespianos o universo das histórias em quadrinhos - desde a evolução dos processos criativos dos autores, concepção de personagens e histórias até reflexões de como este gênero pode incentivar o hábito da leitura.

Thiago Souto - autor de histórias em quadrinhos desde 2013, e teve sua primeira HQ impressa na coletânea experimental Supernova, seguida da ficção científica Mikrokosmos, pela qual foi indicado ao prêmio HQMIX 2015 na categoria Novo Talento Desenhista -, parte da definição clássica de “Quadrinhos” para discorrer sobre como esta linguagem inovadora, na hora de apresentar conteúdos, prende a atenção dos leitores.

Como “uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados géneros e estilos, geralmente publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras veiculadas dentro de revistas e jornais”, os quadrinhos podem ser uma porta entrada para a Literatura e mesmo para conhecer novas experiências dentro de próprio universo dos quadrinhos, observa Thiago - que acredita que a linguagem das HQs é completa, também como o cinema e a Literatura.

O autor faz um percurso sobre autores nacionais e internacionais, grandes marcos da evolução das HQs, citando o mais famoso quadrinista brasileiro, Mauricio de Sousa, além de falar sobre personagens consagrados e conhecidos por todos, como os super heróis emblemáticos que fizeram parte da vida de muita gente: Homem Aranha, Capitão América, Akira, Tintim e tantos outros, hoje produzidos em uma escala industrial (em série, produzidas por grandes equipes de desenhistas).

Procurem os quadrinhos! Vocês sempre vão encontrar experiências que dialogam com as suas realidades! (Thiago Souto).

Acesse a live na íntegra no Workplace da Biblioteca Sabesp!