| Notícias

Pagu é a autora homenageada da Festa Literária Internacional de Paraty

outubro de 2023
Foto: Flip/divulgação

A escritora, poetisa, diretora, tradutora, desenhista, cartunista e jornalista brasileira Patrícia Rehder Galvão, conhecida como Pagu, é a homenageada deste ano da Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece em novembro próximo. 

Patrícia Galvão, autora importante nos desdobramentos da Semana de 22, tem uma produção que inspira reflexões que ultrapassam os limites da razão e nos convidam a decifrá-la a partir das pistas que sua estética representa como legado. Ao construir diversas paisagens de dentro e de fora, utilizou múltiplas linguagens para articular uma contestação incansável diante do mundo rígido, tendo produções extremamente prolíficas no desenho, cartum, tradução, poesia, prosa, crítica literária, panfleto político, caderno de croquis, correspondência, crônica, diário e performance.

Conhecida como uma mulher forte e que fugia das regras, Pagu atuou nos movimentos modernista e feminista e se dedicou ao ativismo contra o fascismo. Começou a escrever ainda na adolescência e teve destacada atuação na imprensa, tendo participado de diversas publicações como Brás Jornal, Revista da Antropofagia, A plateia, A vanguarda socialista, France-Presse, Suplemento Literário do Jornal Diário de São Paulo, Fanfulla e A tribuna.

Pagu publicou os romances Parque industrial, em 1933, com o pseudônimo de Mara Lobo por orientação do partido comunista, e A famosa revista, publicado em 1945 em colaboração com Geraldo Ferraz. Pelo pseudônimo King Shelter, lançou diversos contos policiais, reunidos posteriormente no volume Safra macabra.

Para o teatro, traduziu grandes autores, muitos deles até então inéditos no Brasil, como James Joyce, Eugène Ionesco, Fernando Arrabal e Octavio Paz. Estão ainda entre os feitos de Pagu uma entrevista que ela realizou com Sigmund Freud e a introdução da cultura de soja no Brasil, graças ao contato com o imperador chinês Pu-Yu.

Saiba mais sobre a autora homenageada da Flip, Pagu, clicando neste link. 


Fonte: Flip e Publisnews