Pais e crianças participam de transmissão ao vivo com o autor de livros infantojuvenis, Pedro Bandeira

junho de 2021

Pedro Bandeira, escritor brasileiro de livros infantojuvenis, foi o autor convidado da primeira live da série Encontros Culturais, promovida pela Biblioteca Sabesp. dentro do calendário mensal da sua Programação Cultural.

O encontro, mediado pelo jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto, reuniu sabespianos e crianças- fãs de carteirinha de Pedro  -  que participaram do evento com perguntas e comentários. Foram cerca de 200 inscrições e 50 perguntas enviadas para autor que prometeu responder uma por uma.

Confira abaixo os principais momentos da live “A Literatura e a formação do ser humano” e as dicas e comentários do Pedro Bandeira para quem quer entrar no universo dos livros, da literatura e da leitura:

“Pais e mães sabespianos: seu filho deve ter acesso à leitura no seu colo! Leia e conte histórias para ele”.

“Minha mãe contava histórias para mim: para eu me divertir, não para ficar inteligente.”.

“Você também escreve o livro quando lê!” O leitor torna-se um escritor quando lê porque ele completa a leitura, imagina o personagem do seu jeito. A imagem está na cabeça do leitor.”.

“O importante é treinar a leitura, ter contato com a palavra escrita e com os mais variados tipos de livro, não importa qual. Ler o que gosta.”.

“A Literatura fala aos sentimentos, às emoções, faz acumular vocabulário para que se possa entender essas emoções e construir uma visão de mundo. A Literatura é a melhor escola para isso.”.

“Não se deve ser leitor de um livro único. É importante ler livros que trazem diferentes opiniões, para formar leitores autônomos, para não serem “enganados” pelas fakenews.”.

“Hoje temos uma “biblioteca universal’, flutuante, na nuvem! Livros digitais e e-books vieram para ficar. São mais baratos e com qualidade.”.

“"Os grandes clássicos da Literatura brasileira devem ser lidos por crianças e adolescentes em momentos adequados. Jovens devem estar preparados emocionalmente para compreende-los.”.

“O Brasil é um país que não investe no sistema educacional. É um dos últimos no ranking na compreensão da própria língua. Educação é a única saída.”.

“Os sabespianos que trabalham num importante e essencial serviço à população tem o compromisso também com a formação de leitores. Formar um leitor a partir do colo vai ficar para a vida inteira, ninguém tira.”.

(Pedro Bandeira)