| Notícias

Plataforma permite acompanhar indicadores dos ODS para o Brasil

julho de 2022
Foto: Shutterstock

Indicadores brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte da Agenda 2030: adotada em setembro de 2015 por 193 Estados Membros da Organização das Nações Unidas (ONU), a iniciativa resultou de um processo global participativo de mais de dois anos, no qual governos, sociedade civil, iniciativa privada e instituições de pesquisa contribuíram por meio da Plataforma My World. Sua implementação teve início em janeiro de 2016, dando continuidade à Agenda de Desenvolvimento do Milênio (2000-2015), e ampliando seu escopo.

São 17 objetivos e 169 metas de ação global, em sua maioria, abrangendo as dimensões ambiental, econômica e social do desenvolvimento sustentável, de forma integrada e inter-relacionada.

Guiados pelas metas globais, espera-se que os países definam as suas metas nacionais, de acordo com as suas circunstâncias, e as incorporem em suas políticas, programas e planos de governo.

O que os ODS representam

O desenvolvimento sustentável é um elemento ligado diretamente ligado ao modus operandi de tudo, e que, ao ser incorporado no cerne das relações sociais e comerciais, tende a gerar benefícios para as partes envolvidas. Seja com a saúde do negócio, do meio ambiente ou do atendimento prestado à sociedade, as marcas têm muito a pesquisar sobre a temática para conseguir incluí-la efetivamente no seu dia a dia.

O impacto disso? Os ODS podem funcionar como uma importante bússola ao indicar a trilha de novos caminhos a partir de medidas afirmativas, principalmente com o Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) em alta. 

O Brasil é uma das nações que aderiu a essa missão e está trabalhando desde então para atingir o que foi estipulado. Agora, faltam oito anos para o prazo final da apresentação do que foi desenvolvido, ou seja, em qual estágio o país está.

Confira aqui os principiais indicadores.

(Fonte: Revista Consumidor Moderno)