Por que o livro "Torto Arado" faz tanto sucesso?

abril de 2021
Foto: CosmoNerd

Faz muito tempo que um romance nacional não ganhava tanto espaço na mídia e não causava tanto impacto nos leitores, crítica e mercado editorial. O livro Torto Arado, do autor baiano Itamar Vieira Jr. é um fenômeno.

Do final de 2020 para cá, livro e autor entraram numa maré impressionante: Itamar Vieira Jr. venceu o Jabuti 2020 de melhor romance; venceu o Oceanos de 2020 e um dos mais importantes prêmios para literatura de língua portuguesa, Prêmio Leya 2018. Os prêmios e vendas do livro explodiram e, hoje, Torto Arado chega à marca de 100 mil exemplares vendidos.

O escritor baiano, que é analista agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), graduado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia, com os títulos de mestre e doutor pela mesma instituição - seu doutorado foi em estudos étnicos e africanos - está sendo considerado, pela crítica especializada, um dos mais importantes autores brasileiros da atualidade.

Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção. Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas — a ponto de uma precisar ser a voz da outra.

Vale a pena conferir a entrevista na íntegra concedida recentemente pelo autor ao programa Roda Viva da TV Cultura e saiba mais sobre o grande sucesso editorial do momento. E se você se interessou por Torto Arado, lembre-se: você pode sugerir títulos do seu interesse pelo e-mail biblioteca@sabesp.com.br.