Prêmio Nobel de Literatura 2021: saiba mais sobre o romancista tanzaniano Abdulrazak Gurnah

novembro de 2021
Foto: GETTY IMAGES

Abdulrazak Gurnah, romancista tanzaniano, ganhou Prêmio Nobel de Literatura 2021. O prêmio foi concedido "por sua penetração intransigente e compassiva dos efeitos do colonialismo e do destino do refugiado no abismo entre culturas e continentes. Foge de descrições estereotipadas e abrem nossos olhares para uma África Oriental culturalmente diversificada, desconhecida para muitos em outras partes do mundo.", segundo afirmou a Academia Sueca.

Autor de 10 romances, Gurnah tem hoje 73 anos. Seus livros mais famosos são Paradise (Paraíso, sem edição em português) e Desertion (Deserção, também sem edição em português). Publicado em 1994, Paradise conta a história de um menino que cresceu na Tanzânia no início do século 20. O livro ganhou o Booker Prize, marcando a revelação de Gurnah como escritor.

Gurnah nasceu em 1948, no arquipélago de Zanzibar, e chegou ao Reino Unido como refugiado no final dos anos 1960, fugindo da perseguição à minoria muçulmana na Tanzânia. O escritor vive atualmente em Brighton e é professor aposentado da Universidade de Kent.

Nobel da Literatura em números

Desde 1901, foram 118 laureados em 114 premiações. O prêmio tem hoje o valor de 10 milhões de coroas suecas (R$ 6,2 milhões).

Quer saber mais sobe a história desta premiação? Clique aqui.