Programação Cultural da Biblioteca prestigia autores sabespianos

agosto de 2021
Foto: SP LEITURAS

A Programação Cultural da Biblioteca Sabesp vem se consolidando cada vez mais como um espaço de compartilhamento de informação e conhecimento dentro da companhia, com encontros e bate-papos descontraídos e agradáveis que buscam valorizar e divulgar a produção autoral dos profissionais da empresa.

Foi neste ambiente que aconteceu mais uma edição do “Bate-papo com o Autor – livros de autoria”, com Carlos Eduardo Rodrigues, da Superintendência Comercial e de Relacionamento com o Cliente da Sabesp.

O evento, transmitido ao vivo pela Plataforma Zoom e Workplace da Sabesp, reuniu cerca de 100 sabespianos e trouxe muita inspiração, incentivo e dicas para profissionais que pretendem publicar seus trabalhos, sejam acadêmicos, científicos e técnicos.

Na ocasião, Carlos Rodrigues destacou como sua trajetória profissional o levou a publicar diversos livros, hoje referências para o universo acadêmico e para o mundo corporativo. “Quero inspirar as pessoas a produzir, artigos, livros, enfim, incentivar a escrita. Cada livro é um projeto diferente”, comenta Carlos.

Paixão por aprender e ensinar, pela Comunicação e pelo Marketing, desde cedo

Na Sabesp, desde 1990, Carlos Rodrigues iniciou sua carreira como mensageiro. Depois, na gráfica, localizada na Ponte Pequena, à época, teve a oportunidade de participar da produção de materiais para diversos departamentos da empresa. Foi ali que nasceu sua paixão pela Publicidade e pelo Marketing.

Em seguida, veio o convite para ingressar no mundo acadêmico como professor universitário, quando surgiu a necessidade de oferecer cursos e conteúdos para alunos. Assim, em 2010, chega o seu primeiro livro: Gestão Pública: Planejamento, Processos, Sistemas de Informação e Pessoas, seguido por Curso de Marketing - Cenários, Estratégias e Ferramentas (2016).

As publicações são resultado de uma trajetória profissional e vida acadêmica ativa e intensa. Agora, o recém-lançado Manual de Gestão Empresarial: Teoria e Prática (2021)  -  curso do MBA da FIA de gestão empresarial, com 54 autores – chega ao mercado já recomendado pelo Jornal Valor Econômico.  O livro estará em breve disponível para empréstimo na Biblioteca.

Carlos deu dicas e sugeriu caminhos possíveis para os autores interessados em publicar e divulgar seus trabalhos. Identificar demandas e públicos, lacunas no ensino, buscar apoio de editoras ou associações de classe - no caso de livros setoriais e técnicos - participar de premiações sobre Qualidade, publicar no Currículo Lattes e  atentar para leis de incentivo à cultura, foram sugestões destacadas pelo professor para dar visibilidade aos conteúdos produzidos por profissionais de qualquer área.

"Queremos valorizar e difundir os trabalhos de autores sabespianos. Os eventos com autores tem nos mostrado que esta iniciativa, parte do escopo do projeto de revitalização da Biblioteca Sabesp, está sendo muito bem recebida e com grande repercussão na empresa. Autores que desejam divulgar seus trabalhos, venham bater um papo conosco! É só entrar em contato com a Biblioteca!”, lembra Allan Saddi Arnesen, gerente do Departamento de Acervo e Normalização Técnica (TXA)

Com carreira profissional construída no setor saneamento ambiental, o autor atua na Superintendência Comercial e de Relacionamento com o Cliente da Sabesp, é orientador e coordenador de cursos de Pós Graduação da Universidade de Mogi das Cruzes e do MBA da Fundação Instituto de Administração – FIA. Docente nas disciplinas: Administração de Marketing, Estratégia Empresarial, Gestão de Criatividade e Inovação, Criação Publicitária, Gestão de Projetos, Gestão de Comunicação, Gestão de Marcas Branding, Inteligência de Mercado e Business Intelligence, Desenvolvimento Sustentável, Marketing Ambiental - Green Marketing, Marketing Viral and Buzz Marketing, Gestão das Informações e do Conhecimento, Customer Relationship Management - CRM. É graduado em Comunicação Social pela Universidade Paulista, com MBA em Administração de Empresas e Marketing pela ESPM e especializações na Universidade de Toronto, FGV, USP, BSP, nas áreas Business Strategy, Customer Relationship Management CRM, Business Intelligence, Balanced Scorecard, Gerência de Produtos e Serviços - BSP e Gestão do Valor Agregado GVA na FGV.