Sebastião Salgado lança mostra 'Amazônia' em Paris

junho de 2021
Foto: Sebastião Salgado

Reconhecido internacionalmente, o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado (77), lança, em Paris, a mostra Amazônia, fruto de uma viagem de sete anos pelas entranhas da maior floresta tropical do mundo.  A exposição vai viajar por cidades como Londres e Roma, além de São Paulo e Rio de Janeiro. "A Amazônia é a pré-história da Humanidade, o paraíso na Terra", afirmou Salgado na apresentação à imprensa da mostra, com a qual quer despertar "consciências".

Desde as primeiras vistas aéreas, que fez acompanhando o Exército em missões na Amazônia brasileira, Salgado transforma a natureza exuberante em uma arte cuja força reside numa estética imaculada. O fotógrafo lembra a cada clichê que esse ecossistema que ocupa quase um terço do continente sul-americano e que engloba nove países, principalmente o Brasil, é a soma de elementos.

A começar pela água, com o Amazonas e seus afluentes que serpenteiam a terra por milhares de quilômetros, os verdadeiros "rios voadores" - enormes torrentes de vapor que se formam sobre a floresta - e as chuvas torrenciais, que nas fotografias de Salgado parecem capazes de encharcar o observador.

'Amazônia' é uma exposição imersiva e musical pelas fotografias de Sebastião Salgado. A viagem é acompanhada por música composta para a ocasião pelo compositor francês Jean-Michel Jarre, um dos pioneiros da música eletrônica. (Foto: Mario Garcia)

Confira mais detalhes clicando aqui.