Site disponibiliza acervo inédito de Vinícius de Moraes

dezembro de 2021
Foto: Acervo Digital Vinicius de Moraes/Direitos reservados Vinícius de Moraes e sua fiel companheira: a escrita

Livros, manuscritos, correspondências e muitos outros documentos de Vinícius de Moraes, carinhosamente apelidado de Poetinha por Tom Jobim, estão ao alcance do grande público.

Vinícius de Moraes (1913-1980) ganhou um acervo digital com cerca de 11 mil documentos que podem ser acessados por qualquer pessoa, de forma virtual e gratuita. O projeto foi idealizado por Julia Moraes, neta do poeta, em parceria com Marcus Moraes, sobrinho-neto de Vinícius.

Os documentos antes ficavam disponíveis apenas fisicamente no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira, da Fundação Casa de Rui Barbosa. A família de Vinícius fez a doação do acervo da vida e obra desse grande artista para a instituição na década de 1980.

O acervo está dividido em três séries: Correspondências, Produção Intelectual e Documentos Diversos. O site tem ainda um mini documentário sobre Vinícius e uma série de seis podcasts baseados no livro “Caderno de Leituras Vinícius de Moraes” (2009), de Eucanãa Ferraz.

Acesse de forma virtual e gratuita.