TOP 10 da Biblioteca!

agosto de 2023
Foto: Freepik

O TOP 10 da Biblioteca Sabesp é um levantamento semestral realizado pela nossa equipe para medir o envolvimento dos sabespianos com o acervo. O mapeamento identifica as principais áreas de interesses do público e funciona como um termômetro para o aperfeiçoamento da curadoria, seleção e novas aquisições de itens para a coleção.

Conheça agora os 10 livros mais emprestados e os 10 sabespianos que mais fizeram empréstimos durante o primeiro semestre de 2023! E mais: ainda foi possível rastrear os termos mais acessados pelos usuários. Vamos começar?

TOP 10 dos livros

Nesta lista dos 10 livros mais empresados pela Biblioteca estão obras que abrangem temas que vão desde Direito, Administração, Liderança, Gestão, manuais técnicos, livros sobre comunicação e relacionamento, bem-estar e saúde mental, até manuais técnicos e romance contemporâneo.

1º lugar:  BIM e inovação em gestão deprojetos: de acordo com a norma ISO 19650, de Leonardo Manzione, Silvio Burratino Melhado, Claudino Lins Nóbrega Júnior

O livro traz conceitos de gestão de processos de projeto, inovação, planejamento, modelagem da informação, qualidade dos modelos, competência e maturidade em BIM e apresenta a Norma ISO 19650.

2º lugar:  Mindfulness, de Rasmus Hougaard ([et al.])

Este livro oferece passos práticos para aplicar a atenção plena na rotina profissional e demonstra porque o Mindfulness realmente funciona.

3º lugar:  É Assim que Acaba, de Colleen Hoover, Priscila Catão (tradução)

A obra traz uma narrativa poderosa sobre a força necessária para fazer as escolhas certas nas situações mais difíceis. Considerada a obra mais pessoal de Hoover, o livro aborda sem medo alguns tabus da sociedade para explorar a complexidade das relações tóxicas, e como o amor e o abuso muitas vezes coexistem em uma confusão de sentimentos.

4º lugar: Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie

Com saborosas histórias, exemplos práticos e ótimos conselhos, esta é uma leitura prazerosa e fundamental para quem deseja criar bons vínculos, se tornar mais persuasivo, deixar uma marca positiva e inspirar os outros com energia e gentileza.

5º lugar:  Direito Administrativo, de Maria Sylvia Zanella Di Pietro

Manteve-se a mesma sistemática já adotada na 34ª edição no que diz respeito à entrada em vigor da nova Lei Geral de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133, de 1º-4-2021). O objetivo foi o de tornar de mais fácil compreensão o significado dos princípios, que são, pela própria natureza, conceitos jurídicos indeterminados.

6º lugar: Manual de Contrato de Performance e Desempenho, de Agostinho de Jesus Gonçalves Geraldes

A busca pela eficiência nas empresas de saneamento requer de seus técnicos e administradores soluções que almejem a sustentabilidade empresarial. Aborda: Análise do Macroambiente; Perdas - Volume Perdido Total e Volume Perdido por Uso Social; Desobstrução; Contrato para Prestação de Serviços de Manutenção e Crescimento Vegetativo em Redes e Ramas de Distribuição e Coleta por Desempenho; Contrato de Risco de Cobrança Administrativa; Gerenciamento de Empreendimentos e Eficiência Energética.

7º lugar: Indexação e Resumos: Teoria e Prática, de  F. W Lancaster, Antônio Agenor Briquet de Lemos (tradução)

Trata da indexação de assuntos e redação de resumos. Indexador: descreve o conteúdo com um ou vários termos de indexação (vocabulário controlado).

8º lugar: Não se Desespere!: Provocações Filosóficas, de Mario Sergio Cortella

A obra é um convite à busca do bem-viver. Aborda os conhecimentos e experiências ao longo de milênios, que a Ciência, a Filosofia, a Arte e a Religião expressam em forma de orientações para o nosso viver diário e de respostas às indagações centrais de nossa existência- fontes nos sugerem como atitude sábia a recomendação: Não se desespere!

9º lugar: O Milagre da Manhã: O Segredo para Transformar sua Vida, Hal Elrod, Marcelo Schild (tradução), Patrícia Azeredo (tradução)

Um clássico da autoajuda, explica os benefícios de acordar cedo e desenvolver todo o nosso potencial e as nossas habilidades. E se você acordasse amanhã e percebesse que tem o poder de modificar qualquer área da sua vida?

10º lugar: A Coragem de Ser Imperfeito: como aceitar a própria vulnerabilidade, Brené Brown, Joel Macedo (tradução)

Em sua pesquisa pioneira, o autor demonstra que a vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem. É preciso lidar com os dois lados da moeda para se ter uma vida plena.

TOP 10 dos usuários

Nosso TOP 10 de usuários levantou a lista de sabespianos que mais fizeram empréstimos de livros no primeiro semestre de 2023. Em comemoração e incentivo à leitura, premiamos os 'destemidos' leitores com um livro. São eles: Rafael Bolanos Cardoso, Luiza de Fátima Modena Novi, Marcos Sousa Fabri, Juliane Lopes de Souza, Maria del Carmen Saiz de Baranda, Ana Paula Waisenburger, Taila Fernanda Bittencourt Moreira, Patrícia Nasraui, Giuliane Aline da Costa Almeida.

TOP 10 dos usuários (da esq. para dir.): Rafael Bolanos Cardoso, Luiza de, Fátima Modena Novi, Marcos Sousa Fabri, Juliane Lopes de Souza, Maria del Carmen Saiz de Baranda, Ana Paula Waisenburger, Taila Fernanda Bittencourt Moreira

TOP 10 das pesquisas

Por fim, vale a pena destacar os termos mais pesquisados por nosso público durante o período dos últimos seis meses: Revista DAE, Power BI Gestão de ativos, Mindset, Romance, Storytelling, Sapiens, Liderança, Inteligência Emocional e Python.

Parabenizamos mais uma vez a todos e esperamos encontrá-los novamente no TOP 10 do segundo semestre de 2023!