TOP 10 da Biblioteca

fevereiro de 2024
Foto: Freepik

Saiu nosso ranking! Saiba quem foram os 10 sabespianos que mais fizeram empréstimos e os livros mais emprestados do segundo semestre de 2023.

O TOP 10 Biblioteca Sabesp é um levantamento semestral realizado pela equipe da Biblioteca como forma de incentivo à leitura, além de ser uma ferramenta para avaliar a participação e o envolvimento do público com o acervo. A pesquisa ainda mapeia as principais áreas de interesses dos nossos usuários.

Vamos começar?

TOP 10 dos livros

Nesta lista, aparecem obras que abrangem desde inteligência artificial, livros técnicos, comportamento e bem-estar, comunicação, relacionamento, até livros infantojuvenis.

1º lugar: Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie

Com saborosas histórias, exemplos práticos e ótimos conselhos, esta é uma leitura prazerosa e fundamental para quem deseja criar bons vínculos, se tornar mais persuasivo, deixar uma marca positiva e inspirar os outros com energia e gentileza.

2º lugar: O muro no meio do livro, de Jon Agee

Com gentileza e humor, a obra, do aclamado autor-ilustrador americano Jon Agee, mostra que em vez de muros precisamos construir pontes!

3º lugar: O grande livro das emoções, de Chiara Piroddi, Alessandra Manfredi (ilustrador), Ana Cristina de Mattos Ribeiro (tradutor)

Você sabe o que são emoções? Aqui, nestas páginas, a autora tenta explicá-las e ensinará sobre esses amiguinhos especiais.

4º lugar: É assim que acaba, de Colleen Hoover, Priscila Catão (tradução)

A obra traz uma narrativa poderosa sobre a força necessária para fazer as escolhas certas nas situações mais difíceis. O livro aborda sem medo alguns tabus da sociedade para explorar a complexidade das relações tóxicas, e como o amor e o abuso muitas vezes coexistem em uma confusão de sentimentos.

5º lugar: As vantagens de ser invisível, Stephen Chbosky, Ryta Vinagre (tradutor)

A luta entre a apatia e o entusiasmo marca o fim da adolescência de Charlie nesta história divertida e ao mesmo tempo instigante.

6º lugar: Microsoft Power BI: gráficos, banco de dados e configuração de relatórios, Adalberto Conceição Fraga

A abordagem do livro tem por objetivo proporcionar ao leitor conhecimento teórico e prático sobre a ferramenta de análise de dados Power BI da Microsoft, possibilitando o desenvolvimento de relatórios e análise de dados, transformando os dados em informação e, consequentemente, conhecimento para as mais diversas áreas de negócios das empresas.

7º lugar: O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios, de Charles Duhigg, Rafael Mantovani (autor)

Trata da importância do hábito em nossas vidas. Traz exemplos e discorre sobre como a reeducação dos hábitos pode trazer sucesso pessoal e profissional.

8º lugar: Mindfulness, de Rasmus Hougaard ([et al.])

Este livro oferece passos práticos para aplicar a atenção plena na rotina profissional e demonstra porque o Mindfulness realmente funciona.

9 º lugar: BIM e inovação em gestão de projetos: de acordo com a norma ISSO 19650, de Leonardo Manzione, Silvio Burratino Melhado, Claudino Lins Nóbrega Júnior

O livro traz conceitos de gestão de processos de projeto, inovação, planejamento, modelagem da informação, qualidade dos modelos, competência e maturidade em BIM e apresenta a Norma ISO 19650.

10 º lugar: 2041: como a inteligência artificial vai mudar sua vida nas próximas décadas, Kai-Fu Lee, Chen Qiufan, Isadora Sinay (tradutor)

Nesta obra, os autores apresentam de maneira simples e direta temas que poderiam, de outro modo, soar complexos, e que refletem sobre como a inteligência artificial já é uma realidade para nós.

TOP 10 dos usuários

Veja a lista de sabespianos que mais fizeram empréstimos de livros no segundo semestre de 2023. Em comemoração e incentivo à leitura, cada leitor receberá um livro de presente. Veja quem são eles:

TOP 10 dos usuários (da esq. para dir.): Rafael Bolanos Cardoso, Giuliane Aline da Costa Almeida, Luiza de Fátima Modena Novi, Taila Fernanda Bittencourt Moreira, Helio Rubens Silva Martins, Marcos Sousa Fabri, Maria del Carmen S. de Baranda, Priscila D. Franco, Alan de Oliveira, Daniela Chi Lin Fan.

TOP 10 das pesquisas

Por fim, vale a pena destacar os termos mais pesquisados por nosso público durante o período dos últimos seis meses: Gestão de ativos, Python, Power BI. Liderança, Mindset, Storytelling, Sapiens, Inteligência emocional, Torto arado, O corpo fala.

Parabenizamos mais uma vez a todos e esperamos encontrá-los novamente no TOP 10 do primeiro semestre de 2024!